terça-feira, 8 de outubro de 2013

UCB quer Brasil entre os seus maiores mercados

07/10/2013
Um ano e meio depois de comprar o controlo do laboratório brasileiro Meizler Biopharma, a belga UCB planeia que o Brasil – hoje em 20º lugar no ranking dos seus mercados de actuação – passe a ocupar a quarta ou quinta posição em cinco anos, à frente da Europa. Os principais atractivos do país, segundo o presidente da Meizler-UCB, Joel Barlan, são o tamanho e o potencial de crescimento do seu mercado, avança o Valor Econômico.


"A UCB sabe que chegou um pouco tarde ao Brasil. A ideia é acelerar os investimentos e ir mais além, com transferência de tecnologia para o governo", disse Barlan, na sua primeira entrevista desde que assumiu o cargo em Junho do ano passado. A empresa aposta no crescimento da indústria farmacêutica acima da expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do país.


O valor dos investimentos em curso e projectados não é divulgado. O executivo não revela também a facturação da Meizler-UCB, mas acredita que, neste ano, a cifra vai superar a de 2012 em 50%.

Três medicamentos da UCB estão em análise na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dois para epilepsia (Keppra® e Vimpat®) e um para combate à doença de Parkinson (Neupro®). A expectativa é lançar os medicamentos em 2014, com prioridade para os utilizados no tratamento da epilepsia. "Num primeiro momento, os medicamentos serão importados da Europa – Bélgica ou Alemanha", disse Barlan. Futuramente, parte da produção vai ocorrer no Brasil, com possibilidade de ser realizada junto à sua sede no país, em Barueri (São Paulo).

Com o governo brasileiro, a empresa fechou, em Junho, parceria para o desenvolvimento produtivo (PDP) para a produção do medicamento Cimzia® (utilizado no tratamento de artrite reumatóide), pelo laboratório público Biomanguinhos/Fiocruz, no Rio de Janeiro. O governo brasileiro será o comprador exclusivo do medicamento e, no fim de cinco anos, o país vai deter a tecnologia. O volume ainda está em negociação e dependerá da procuta, conforme Barlan.

O centro de distribuição da Meizler-UCB, actualmente em Goiás, será transferido para Itajaí (SC) em 2014 para facilitar a importação de produtos e devido aos incentivos fiscais.

O laboratório brasileiro adquirido pela farmacêutica belga no ano passado é focado em licenciamento e distribuição de medicamentos para a área de sistema nervoso central (SNC).

Notícias relacionadas




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário