segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Suplementos Alimentares X Anabolizantes

Os suplementos alimentares podem suprir necessidades nutricionais e melhorar o rendimento das atividades físicas. Eles são produzidos a partir dos próprios alimentos e seu consumo no país envolve principalmente a faixa etária dos 18 aos 35 anos. É importante não confundir o suplemento alimentar, seja ele proteico ou vitamínico e mineral, com o anabolizante, que deve ser utilizado para prevenir e tratar problemas ligados ao hormônio sexual masculino ou do crescimento.
De acordo com pesquisa recente da Universidade Federal de São Paulo, 65% dos jovens que frequentam academias recorrem aos suplementos alimentares. Mas sua utilização não se restringe a esse grupo. “Esses suplementos são, geralmente, compostos orgânicos e, dependendo da dose ministrada, podem ter ação farmacológica. É algo que vai além da cota diária necessária”, explica o professor do curso de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Gilberto Simeone.
Dependendo dos níveis de ingestão, os suplementos podem servir como remédio natural no combate a problemas comuns do organismo, como falta de produtividade, sonolência e osteoporose. No entanto, a recomendação de um médico ou nutricionista é fundamental. “Ninguém deveria fazer uso de um suplemento sem que um profissional da saúde fosse consultado. O médico, inclusive, caso sejam necessárias doses farmacológicas, é quem irá prescrevê-las”, afirma o professor.
Simeone também avalia que as substâncias presentes nos suplementos são bioativas e, por isso, causam algum impacto no organismo do indivíduo. Desta forma, apesar de ajudar a complementar a dieta diária de uma pessoa saudável, o consumo do produto não deve substituir refeições e nem servir como dieta exclusiva. “O impacto, que a indústria normalmente vende como benéfico, a depender da avaliação do indivíduo, do seu tipo metabólico, da fase do ciclo da vida em que ele está, pode fazer com que a suplementação não seja indicada”. Essa contraindicação está ligada à possibilidade desse indivíduo desenvolver alguma doença ou desregulação do sistema metabólico.
Por fim, algumas pessoas costumam confundir suplementos e anabolizantes. Mas o professor aponta uma diferença essencial: “Os anabolizantes são, em geral, derivados de testosterona, que podem ter análogos sintéticos do hormônio, então são substâncias de natureza completamente distintas”. Vale lembrar que a pessoa que faz uso indiscriminado de anabolizantes, sem o foco no tratamento de doenças, está sujeita a desenvolver hipertensão, acne e problemas cardíacos, entre outros.
Uma boa alimentação é um dos pilares para uma vida saudável. Por isso, é importante ficar atento aos riscos de problemas causados pela ingestão prolongada de alguns tipos de alimentos, como os industrializados, fast foods, dentre outros.
 
Fonte: Faculdade de Medicina da UFMG
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário