segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Asma: Entendendo Mais

Telmo Giani

Doença muito prevalente na população brasileira, a asma é um tema muito falado e pouco conhecido. Neste artigo, preparamos um resumo para você baseado nas Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para o Manejo da Asma – 2012 e que foram publicadas no J Bras Pneumol. v.38, Suplemento 1, p.S1-S46 Abril 2012.

Definindo a Asma

É uma patologia inflamatória e crônica e que está associada à hiper-responsividade das vias aéreas. Esta resposta leva a episódios frequentes de tosse, sibilos, dispnéia, opressão torácica e tosse com maior predomínio à noite ou nas primeiras horas da manhã.

Impacto da Asma na Saúde Pública

Os dados apontam que o Brasil possui aproximadamente 20 milhões de asmáticos e somente em 2011 mais de 155 mil hospitalizações ocorreram em nosso país, elevando esta patologia como a quarta causa de internações.

Células e Mediadores Inflamatórios da Asma

As principais células inflamatórias envolvidas na asma são os neutrófilos, macrófagos, linfócitos T, mastócitos, eosinófilos e células dendríticas. Quanto aos mediadores inflamatórios temos a histamina, óxido nítrico, quimiocinas, citocinas e os eicosanóides.

Principais Medicamentos Utilizados Na Crise Aguda da Asma Nos Serviços De Urgência

A primeira medida preconizada no tratamento é a utilização de  Beta 2-agonistas por via inalatória, a cada 10-30 minutos na primeira hora, constitui a medida inicial de tratamento.

O uso de corticoides sistêmicos é imprescindível no tratamento da crise aguda, com utilização precoce recomendada. Apresentam as vantagens de redução da inflamação e das recidivas, aceleram a recuperação e diminuem o risco de asma fatal. Um dado interessante é que não existem diferenças entre o seu uso pela via oral ou intravenosa, pois ambas possuem efeito clínico equivalente.

Características Dos Principais Medicamentos Utilizados

Corticoides Inalatórios: Beclometasona, budesonida, ciclesonida, fluticasona e mometasona

Após o acerto da dose inicial que controla a asma, lentamente se faz a diminuição a cada 90 dias até que se encontre a menor dose eficaz após obter o controle.

As doses mais elevadas podem estar relacionadas a equimoses e adelgaçamento da pele. A rouquidão e a candidíase orofaríngea pode se manifestar. A lavagem da boca com água depois da inalação minimiza a chance de candidíase oral. Lembrar da grande variação da potência clínica entre os fármacos.

Beta 2-Agonistas Inalatórios De Ação Prolongada

Temos o Formoterol e Salmeterol, com as doses (repetidas de 12/12 hs) variando de acordo com o fármaco e o dispositivo utilizado para a inalação.

Atenção para o uso dos inaladores de pó ou os pressurizados: foram relacionados com risco elevado de exacerbações graves e óbitos por asma quando usados isoladamente; por isso recomenda-se serem utilizados sempre associados a um corticoide inalatório.

Ambos não devem ser utilizados como terapêutica única no tratamento controle. Utilize-os sempre como complemento a um tratamento com corticosteroide inalatório.

Do Tratamento Da Asma

Prevenir as crises e a mortalidade

Diminuição das reações adversas dos medicamentos

Manutenção da função pulmonar normal ou o mais próximo possível da normalidade.

Manter as atividades da vida diária normais, incluindo exercícios.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário