segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pesquisadores brasileiros descobrem princípio ativo natural eficaz no tratamento de colite aguda


Novos estudos apontam sucesso da ação anti-inflamatória do euphol em ratos em tratamentos preventivos e terapêuticos no combate à colite; descoberta pode revolucionar tratamento em humanos


A colite ulcerativa é um tipo de doença inflamatório intestinal (DII) que afeta o intestino grosso (cólon) e reto, e cuja causa ainda é desconhecida. A doença geralmente começa na área retal e pode eventualmente se estender por todo o intestino grosso. O inchaço (inflamação) repetido leva ao engrossamento da parede do intestino e reto com tecido cicatricial. A morte do tecido do cólon ou sepse (infecção grave) podem ocorrer no estado grave da doença.
Os sintomas variam em gravidade e podem começar lenta ou repentinamente. Muitos fatores podem levar a ataques, inclusive infecções respiratórias ou estresse físico. Os fatores de risco incluem um histórico familiar de colite ulcerativa ou ascendência judaica. O problema atual é que os pacientes com colite ulcerativa mais grave tendem a não responder tão bem aos medicamentos disponíveis no mercado.
Mas as novidades são promissoras. Mas as novidades no setor são promissoras. Pesquisadores brasileiros do laboratório Kyolab, de Campinas, SP, realizaram estudos que apontam, com sucesso, a ação anti-inflamatória do princípio ativo da planta aveloz, o euphol, no tratamento da doença. A princípio, a pesquisa realizou testes em ratos, mas a descoberta pode revolucionar o tratamento em humanos.
Entenda como foi realizada a pesquisa-Com o objetivo final de analisar os efeitos do euphol (3, 10 e 30mg/Kg) em cólons prejudicados pela colite ulcerativa, o estudo teve início com a indução da colite em ratos, feita com sulfato de sódio dextrano (DSS) ou com 2,4,6-trinitrobenzeno sulfónico (TNBS).
O método da análise contou com mediadores pró-inflamatórios e citocinas para medição via ensaio imuno-histoquímica, imunossorvente ligado a enzima (ELISA), reação em cadeia da polimerase em tempo real (RT-PCR) e citometria de fluxo.

Ao final dos testes, observou-se que a administração oral preventiva e terapêutica do euphol atenuou tanto a colite DSS e aguda induzida por TNBS como observado por uma redução significativa do índice de atividade da doença (DAI), histológico / microscópico pontuação danos e mieloperoxidase (MPO) atividade no tecido do cólon.
Da mesma forma, o tratamento euphol também inibiu os níveis de cólon de tecidos e de expressão de IL-1B, CXCL1/KC, MCP-1, MIP-2, TNF-a e IL-6, reduzindo a expressão de NOS2, VEGF e Ki67 do cólon. Esta ação parece ser provável associada com a inibição da ativação do fator nuclear-kB (NF-kB). Além disso, euphol diminuiu a indução por LPS MCP-1, TNF-a, IL-6 e IFN-c, mas aumentou a secreção de IL-10 a partir de osso derivadas de medula macrófagos in vitro. Digno de nota, euphol, no mesmo esquema de tratamento, inibiu significantemente tanto a selectina (P-e E-selectina) e integrina expressão (ICAM-1, VCAM-1 e LFA-1) no tecido do cólon.
Em conjunto, estes resultados demonstraram claramente que quando administrado oralmente o euphol, tanto o tratamento preventivo ou terapêutico foi eficaz na redução da gravidade da colite em dois modelos de colite quimicamente induzida em ratos e este composto de origem vegetal pode ser uma molécula potencial na gestão de doenças inflamatórias do intestino.
Sobre a Kyolab -A Kyolab (outrora Pianowski & Pianowski Ltda.) é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento de produtos farmacêuticos e cosméticos, com expertise em fitomedicamentos. Produz e padroniza extratos vegetais, isola e identifica substâncias ativas. Luiz Francisco Pianowski teve participação como inventor em 25 patentes depositadas de produtos que estão no mercado, como: Acheflan, Giamebil, Prostokos , Sintocalmy, Imunoglucan, Kronel etc, etc. A Pianowski & Pianowski e a Kyolab somam nove anos de atuação no mercado

Nenhum comentário:

Postar um comentário