terça-feira, 28 de agosto de 2012

Há idade certa para empreender?


Existe então uma idade certa para empreender? Esta "idade certa" tem prazo de validade? Quando podemos abrir um novo negócio? E como sabermos se passamos da hora para tal?

É muito comum ver um empreendedor sendo avaliado a partir do nome da universidade onde ele estudou ou a partir dos títulos de especializações que ele tem. E o mais interessante: muito do crédito dado pelo mercado, vez ou outra, acaba sendo vinculado à idade física ou biológica da pessoa que se lança na praça com um novo empreendimento. Antagonismo do empreendedorismo.

Aos 20 e poucos anos, frases clássicas são comuns de se escutar: "puxa, como você é jovem!" – "é somente você mesmo quem está por trás deste negócio?" - "Como você conseguiu tanto sucesso?" Em outras palavras, o que se pergunta é: - "Como acreditar em um menino que sabe tão pouco da vida, por conseguinte, é inexperiente e imaturo?". Muitas vezes ouvi isto. Hoje nem tanto, porque o tempo traz as "respeitadas" rugas.

No entanto, se o empreendedor está na faixa dos 60 anos pode ser observado como um profissional ultrapassado, frustrado e rejeitado por empresas em função de seu perfil pré julgado como conservador – sem a flexibilidade para inovação e dinamização exigida no atual ambiente de negócios.

Existe então uma idade certa para empreender? Esta "idade certa" tem prazo de validade? Quando podemos abrir um novo negócio e como sabermos se passamos da hora para tal?

Em 2007, na cidade de Ontário/Canadá, um garoto de 13 anos deu início ao seu empreendimento utilizando a internet. Com um alcance e prospecção de 10 milhões de futuros clientes em todo o mundo, através de um simples vídeo postado no Youtube, este mesmo garoto foi procurado por "gigantes" de seu mercado, com diversas propostas de investimentos.

A partir de então, o sucesso de seu empreendimento foi meteórico. Em 2011, ele faturou 55 milhões de dólares. E o mais interessante desta estória é que este garoto nunca foi à uma universidade ou à aulas para aprender o que fazer para ser um bom empreendedor. Ele é um autodidata.

Em 1965, na cidade do Rio de Janeiro, um senhor de então 60 anos iniciou seu empreendimento na área da comunicação. Sem capital inicial, este senhor buscou investimentos estrangeiros, o que exigiu um padrão de qualidade em sua empresa – que o diferenciou de seus concorrentes e que só fez o bem para seu empreendimento. Na virada para o século XXI, este senhor, na época ainda vivo, era um dos homens mais ricos do planeta, com 15 mil funcionários e um faturamento de 2 bilhões de dólares. O mais importante desta estória é que este senhor empresário teve uma vida inteira de estudo e preparo técnico e científico em sua área de atuação.

O garoto de 13 anos trabalha na indústria altamente competitiva da música, e o nome dele é Justin Bieber. O senhor de 60 anos empreendeu e trabalhou com o maior conglomerado da comunicação do Brasil – conhecido como "Rede Globo" – o nome dele é Roberto Marinho.

Agora, para nossa reflexão eu repito as perguntas: Existe uma idade certa para empreender? Esta "idade certa" tem prazo de validade? Não. Não existe idade certa para empreender! Assim como também não é pré-requisito básico um currículo recheado de grandes nomes e títulos universitários. O que conta mesmo é o sonho, a visão, o poder de ação de cada indivíduo e também o poder de realização de objetivos.

Se você tem 12, 35 ou 70 anos, e realmente sonha e desejar ardentemente empreender em um novo negócio, o que ainda está esperando? Dê as asas da imaginação para seu conhecimento autodidata ou adquirido - não importase já fez, ou onde fez faculdade – o que realmente importa é você ser um apaixonado por seu sonho, a ponto de ter a coragem de se lançar no escuro e inconstante mundo dos negócios.

Há empreendedores bem sucedidos de todas as idades, formação, sexo e área de atuação. Então, se acontecer de ser julgado por estes fatores, ignore e olhe para frente, para os seus objetivos. A pouca ou muita idade só será um obstáculo em seu empreendimento se você desviar o olhar de seu sonho, de seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário