quinta-feira, 2 de agosto de 2012

FDA aprova chips comestíveis que monitorizam ingestão de medicamentos

02/08/2012 - 15:05
A FDA (U.S. Food and Drug Administration – entidade que regula os medicamentos nos EUA) aprovou na passada segunda-feira o projecto de criação de pílulas electrónicas comestíveis que são capazes de monitorizar com eficiência a ingestão de medicamentos por doentes que precisam de fármacos regularmente, avança o site Boa Informação, citando o R7.com, um site noticioso brasileiro.

Desenvolvido pela Proteus Digital Health, o pequeno chip comestível é capaz de monitorizar e enviar informações a um aplicativo móvel sobre a ingestão de medicamentos e, claro, sobre os seus efeitos no organismo do paciente em tratamento.

Segundo o Digital Trends, esses mecanismos podem ser facilmente integrados a qualquer tipo de pílulas. Uma vez que a pílula é ingerida, o sensor atinge os fluidos estomacais e a transmissão de dados é activada para determinar o tempo de ingestão do medicamento.

Para isso, os pacientes deverão utilizar um outro sensor em sua pele que fará a comunicação entre o chip comestível e o aplicativo móvel. O sensor na pele ainda é capaz de monitorar os batimentos cardíacos do paciente, posição corporal e actividade física.


As informações podem ser enviadas directamente para o médico, garantindo assim que a medicação seja controlada diariamente e que ele não esqueça de tomar os seus medicamentos no horário certo.

“A validação da FDA representa um grande marco na medicina digital. Digitalizar comprimidos, pela primeira vez, em conjunto com a nossa infra-estrutura sem fio, pode vir a ser o novo padrão para influenciar a adesão dos pacientes à medicação e ajudar na gestão de doenças crónicas”, afirmou Eric Topol, professor de genoma no Scripps Research Institute.

Os investigadores ainda afirmam que cada microchip é feito com a combinação de silício, cobre e magnésio, ou seja, depois de ingeridos, os pacientes ainda receberão uma dose extra de nutrientes em seus organismos.

Por enquanto, ainda não há nenhuma previsão sobre quando o sistema de monitorização digital de medicações estará disponível no mercado

Nenhum comentário:

Postar um comentário