terça-feira, 28 de agosto de 2012

CFF propõe união de entidades farmacêuticas nas Américas e pede o apoio da FIP

Data: 23/08/2012

O futuro da profissão farmacêutica foi o tema que norteou os debates da Assembleia Geral dos Países membros do Foro Farmacéutico de las Americas (FFA), realizada no dia 15 de agosto. O evento atraiu a Cartagena, na Colômbia, as principais autoridades farmacêuticas das Américas do Sul e Central. Na oportunidade, o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, assegurou que a união é indispensável para enfrentar problemas comuns aos farmacêuticos dos países representados, além de salientar que o apoio da FIP (Federação Farmacêutica Internacional) é fundamental para o desencadeamento de ações concretas.

A mesma estratégia foi usada pelo Presidente do CFF, Walter Jorge João, no dia 16, durante as reuniões da Federação Farmacêutica Sul-americana (Fefas) e da Federação Pan-americana de Farmácia (Fepafar), eventos que antecederam o XV Congresso da Fefas, realizado nos dias 17 e 18 de agosto. “É preciso que as lideranças farmacêuticas se unam por objetivos práticos e não mais para apresentar os problemas específicos de cada país em debates que não avançam além dos portões das entidades representativas. Precisamos nos unir em prol de metas comuns, em busca de soluções práticas que cheguem efetivamente aos farmacêuticos que representamos”, afirmou.

Continente – diante da descrição de atividades e de exposição de problemas da Farmácia por representantes das Américas do Sul e Central, o Presidente do CFF propôs a união de forças dos países que integram a Fefas, Fepafar e FFA em prol do desenvolvimento da Farmácia em todo continente, e solicitou apoio da FIP, então representada pela Vice-Presidente, Carmen Peña Lopes. “É necessário que os líderes estejam mais envolvidos na busca de soluções para problemas comuns como a inserção do farmacêutico nas políticas públicas de saúde desses países e na luta para transformar a farmácia em estabelecimento de saúde prestador de serviços, e não, em simples comércio. Por mais unidos e fortes que estejamos, não podemos prescindir do apoio da FIP. É necessário que a Federação volte seus olhos para as Américas do Sul e Central e nos ajude, com ações concretas, na busca por soluções dos problemas quem envolvem os farmacêuticos”, afirmou o Presidente do CFF.

Durante a Assembleia do FFA, Walter Jorge João solicitou, ainda, que o CFF participe dos subgrupos de desenvolvimento profissional e educação farmacêutica, que integram o Foro (FFA), no que foi prontamente atendido. Participaram da Assembleia e das reuniões o assessor da presidência, Tarcísio José Palhano, e a assessora técnica, Josélia Frade.

Fefas e Fepafar – Walter Jorge João aproveitou o momento em que os principais líderes da profissão estavam reunidos em Cartagena, no dia 16 de agosto, para pedir o apoio dos representantes da Fefas, Fepafar e FIP contra a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de disponibilizar os medicamentos isentos de prescrição (MIPs) fora dos balcões de farmácias e drogarias, ao alcance da população. Diante dos riscos que tal medida representa, todas as entidades apoiaram o CFF, e se comprometeram em oficializar o repúdio à RDC nº 41, de 27 de julho de 2012.

Com o objetivo de promover a participação ativa dos farmacêuticos brasileiros no debate sobre a profissão, no continente, o Presidente do CFF solicitou às entidades (Fefas e Fepafar) que o Brasil integre a Comissão Organizadora do XXI Congresso da Fepafar e do XVI Congresso da Fefas, que serão realizados em Salta, na Argentina, em outubro de 2013, eventos paralelos organizados pelas duas entidades. E durante a reunião da Fefas, Walter Jorge João solicitou, ainda, que CFF possa indicar membros para o Conselho Editorial da Revista Farmacia Sudamericana, publicação da Federação. Neste mesma reunião, as lideranças farmacêuticas dos países representados acataram a recomendação da FIP para comemorar, no dia 15 de setembro, o Dia Internacional do Farmacêutico.

Além das reuniões do FFA, Fefas e Fepafar, os assessores Josélia Frade e Tarcísio Palhano participaram, nos dias 17 e 18 de agosto, do XV Congresso da Fefas que integrou eventos como o VIII Congresso de Ciências Farmacêuticas e o XII Simpósio Colombiano de Ciência e Tecnologia Cosmética.

Brasil - Durante os debates sobre o futuro da Farmácia, o Presidente do CFF afirmou que, no Brasil, os farmacêuticos têm desafios proporcionais ao tamanho dos seus problemas. Insistiu em falar da qualificação e da busca de novos conhecimentos, que definiu como pilares para a construção de uma nova Farmácia para as Américas do Sul e Central.

Ao apresentar o panorama da Farmácia, no Brasil, Walter Jorge João destacou as ações do CFF junto à categoria, no sentido de promover o crescimento da profissão. Entre as conquistas mais recentes dos farmacêuticos brasileiros, o Presidente do CFF lembrou da primeira campanha nacional de valorização profissional realizada em pareceria com todos os Conselhos Regionais, usando a publicidade como ferramenta de comunicação; e do sucesso do CFF como líder no processo que culminou com o veto presidencial ao artigo 8º da Medida Provisória nº 549-B, que permitia a venda de MIPs em supermercados, armazéns e lojas de conveniência.

Líderes - Estiveram presentes nas reuniões, os diretores da Fefas - Grisel Fernández (Uruguai); Eduardo Savio (Uruguai); Olga Maciel Garelli (Paraguai) Carlos Eduardo Jerez (Colômbia); a Vice-Presidente da FIP e Presidente Conselho Geral de Farmácia da Espanha, Carmen Peña López; a Presidente da Associação Farmacêutica Dominicana, Luz Idalia Sosa de Jesus; a Presidente da Associação de Química e Farmácia do Uruguai, Virginia Olmos; o Presidente do Colégio Nacional de Farmácia e Química da Colômbia, Luis Guilhermo Restrepo, entre outros.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Nenhum comentário:

Postar um comentário