quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Tecido com logótipo do Garcia de Orta encontrado no Brasil era de retalhos novos

01/08/2012 - 12:0

A PJ concluiu que o tecido com o logótipo do Garcia de Orta (Almada) encontrado em bolsos de roupa no Brasil não teve origem em peças do hospital e admite a hipótese de serem excedentes de tecidos usados para fabricar lençóis, avança a agência Lusa.

De acordo com uma nota divulgada esta quarta-feira, a Polícia Judiciária (PJ) admite a hipótese de tais panos com o logótipo do Garcia de Orta terem sido exportados por uma empresa portuguesa para aquele país, tratando-se de “tiras” e “retalhos” excedentes dos tecidos utilizados para a fabricação de lençóis fornecidos ao hospital.

A PJ, através do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, conseguiu reconstruir todo o trajecto dos tecidos com o logótipo daquele hospital, desde a fase de abertura de concursos até à aquisição, à utilização e posterior incineração, concluindo, "sem margem para dúvidas", que os tecidos usados para a confecção das peças de roupa encontradas no Brasil não tiveram origem em qualquer peça comprada ou utilizada pelo Garcia de Orta.



"Não foram recolhidos quaisquer indícios de responsabilidade criminal a imputar a cidadãos nacional, nem de perigo para a saúde pública", uma vez que as peças com o logótipo do hospital que surgiram no Brasil foram confeccionadas com tecido novo (retalhos) que não foi sujeito a qualquer utilização, conclui a PJ.
O inquérito do Ministério Público de Almada tinha sido aberto em Outubro do ano passado, depois de diversas peças de roupa com bolsos confeccionado com tecidos com o logótipo do Hospital Garcia de Orta terem sido descobertos no Brasil.

Na altura, o MP anunciou a abertura do inquérito para averiguar a alegada existência de crime de propagação de doença contagiosa e do crime de furto, o que não se veio a confirmar.
Tudo começou em Outubro, quando um operário brasileiro do município de São João da Boa Vista, em São Paulo, comprou umas bermudas, sem saber que traziam, no tecido do bolso, o logótipo de um hospital de Almada, o mesmo que normalmente se vê nos lençóis da unidade de saúde.

O homem denunciou de imediato a loja onde fez a compra.

Após esta denúncia, foram tornados públicos em Portugal mais dois casos semelhantes: o de um empresário de Leiria e de um casal do Alentejo que adquiriram, em duas feiras distintas, calças cujos forros dos bolsos tinham o logótipo do hospital.


Na altura, o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) admitiu que perde o rasto de 90 a 120 toneladas de roupa hospitalar, das cerca de 30 mil toneladas que trata por ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário