quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Pfizer paga mais de 48 milhões para se livrar do tribunal.

Médicos, reguladores do mercado e funcionários no estrangeiro foram os alvos da farmacêutica norte-americana, que hoje acedeu ao pagamento de multas e reembolsos.
A farmacêutica norte-americana Pfizer aceitou hoje pagar mais de 60 milhões de dólares (48 milhões de euros) em multas e reembolsos, por subornar médicos, reguladores do mercado e funcionários no estrangeiro, noticiou a agência "Efe", citando o Departamento de Justiça norte-americano.
Os subornos ocorreram em Itália, China, República Checa, Rússia, Bulgária, Croácia, Cazaquistão e Sérvia.
Com o acordo alcançado entre a multinacional norte-americana e o Departamento de Justiça, o governo norte-americano desiste do processo contra a Pfizer por pagamentos ilícitos para obter uma melhor posição no mercado para os seus produtos.
Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, a Pfizer aceitou pagar uma multa de 15 milhões de dólares (12 milhões de euros) e 26,3 milhões de dólares (21,2 milhões de euros) em reembolsos de benefícios ao regulador do mercado de valores norte-americano.
Uma empresa do gigante farmacêutico, a Wyeth, vai ainda pagar 18,8 milhões de dólares (15,1 milhões de euros) em reembolsos de benefícios e gastos com o processo judicial para resolver o contencioso com as autoridades norte-americanas.
No ano passado, uma outra farmacêutica, a Johnson & Johnson, aceitou pagar uma multa de 70 milhões de dólares (56 milhões de euros) por subornos em países como Iraque, Grécia e Polónia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário