quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O uso de antibióticos e os cuidados com o intestino


24/08/2012 - 09:39
Saiba por que alguns medicamentos podem comprometer o equilíbrio intestinal e como os probióticos podem evitar a diarreia.

Um estudo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, denominado Projeto do Microbioma Humano, identificou recentemente a presença de cem trilhões de micróbios vivendo no corpo humano. A pesquisa, divulgada em 13 de junho, busca mapear o código genético dos diferentes tipos de bactérias, vírus e outros microrganismos identificados, para descobrir que funções desempenham no organismo das pessoas.

Muitos desses microrganismos já são conhecidos, e sabe-se que o intestino é um dos órgãos que concentra a maior quantidade e variedade de bactérias. Algumas espécies são fundamentais para a saúde humana. Dra. Vera Lúcia Sdepanian, gastroenterologista, professora da Universidade Federal de São Paulo e chefe da gastroenterologia pediátrica da Escola da Paulista de Medicina/ UNIFESP, explica a importância da flora intestinal:

“A flora intestinal tem muitas funções. Uma delas está relacionada às defesas do organismo. A partir do intestino, a flora tem a capacidade de regular o sistema imunológico e funciona como uma barreira contra invasores. Embora sejam bactérias, esses microrganismos vivem em perfeito equilíbrio com o corpo humano, e têm a capacidade de inibir a colonização de micróbios patogênicos no intestino”, afirma a médica.

Antibióticos e o equilíbrio intestinal -Dra. Vera Sdepanian explica que a ingestão antibióticos pode comprometer o equilíbrio intestinal, levando à diarreia. Isso ocorre porque o remédio utilizado para combater doenças causadas por bactérias invasoras também atua contra aquelas já existentes no organismo - e que são benéficas a ele - causando desequilíbrio nas funções do intestino.

“O uso da grande maioria dos antibióticos pode acarretar em diarreia. Estima-se que isto ocorra entre 11% e 40% dos casos em que há utilização de medicamentos contra infecções pulmonares, urinárias ou na garganta, por exemplo. A diarreia pode ocorrer no início da administração do antibiótico ou até dois meses após o término do tratamento”, explica a especialista. O problema pode ocorrer com qualquer pessoa, porém é mais comum em crianças menores de dois anos de idade e em idosos.

Os sintomas da diarreia associada ao uso de antibióticos são basicamente os mesmos das causadas pela infecção por bactérias, vírus ou protozoários: fezes de consistência aquosa, dores abdominais e evacuação com intervalos curtos de tempo, ocasionando o risco de desidratação. A diferença é a ausência de febre e vômito na diarreia associada a antibióticos, sintomas comuns quando a mesma é causada por microrganismos. “No caso do uso de antibióticos, o agente causador da diarreia não é um micróbio, mas o próprio medicamento”, diz Dra. Vera.

Segundo ela, o principal temor nesses casos é que o paciente seja infectado por uma bactéria denominada Clostridium difficile. “Ela já existe no corpo humano, mas sua atuação é controlada justamente pela flora intestinal. Com seu desequilíbio, pode ocorrer essa infecção grave, capaz de levar o paciente à hospitalização”, completa. A médica afirma que a infecção pelo Clostridium difficile ocorre em 10% a 20% dos casos de diarreia associada ao uso de antibióticos.

A prevenção com uso probióticos -Dra. Vera Sdepanian aponta o uso de medicamentos probióticos como a melhor forma de prevenção à diarreia associada ao uso de antibióticos e, consequentemente, ao risco de infecção pela bactéria Clostridium difficile. Os probióticos são organismos vivos que, administrados em quantidades adequadas, trazem benefícios ao organismo. Atuam na defesa da flora intestinal ao impedir a colonização por microrganismos nocivos. O Saccharomyces boulardii é um probiótico da classe das leveduras e vem sendo utilizado desde a década de 1950 em países europeus na prevenção e no tratamento da diarreia.

“O probiótico Saccharomyces boulardii tem eficácia comprovada cientificamente no sentido de evitar a diarreia associada a antibióticos. O medicamento deve ser empregado do início ao fim do tratamento. Se o antibiótico for prescrito por dez dias, por exemplo, o probiótico deve ser utilizado pelo mesmo período, principalmente nas faixas etárias onde essa diarreia é mais prevalente, ou seja, crianças - especialmente as menores de dois anos de idade - e idosos”, explica a médica.

Testes sobre a eficácia do Saccharomyces boulardii demonstraram uma redução de 80% na ocorrência de diarreia associada ao uso de antibióticos em crianças, em comparação com o uso de placebo (porcentagem dos pacientes com diarreia: 3,4% com S.boulardii; 17,3 % com placebo. Referência: Kotowska M et al.Saccharomyces boulardii in the prevention of antibiotic-associated diarrhoea in children: a randomized double-blind placebo-controlled trial. Aliment Pharmacol Ther 2005; 21: 583–590).

A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. A companhia une essa tradição com a busca constante por inovações nos segmentos em que atua. Com forte presença global, a Merck, fundada na Alemanha há mais de 340 anos, hoje está presente em 67 países e distribui seus produtos em mais de 150. A empresa possui visão de longo prazo e prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nas indústrias farmacêutica e química.

Desde 1995, a empresa possui cerca de 30% do seu capital total cotado na Frankfurt Stock Exchange. Os demais 70% pertencem à família Merck, descendente do fundador. Atualmente, a empresa conta com cerca de 40 mil colaboradores distribuídos por 67 países. A receita total do grupo em 2011 cresceu 11%, ultrapassando os € 10 bilhões. No quarto trimestre de 2011, com um total de € 2.6 bilhões da receita, obteve crescimento de 3,1% em relação ao mesmo período de 2010.

A Merck atua no Brasil desde 1923 e é uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do país, de acordo com o IMS Health. Sua sede é no Rio de Janeiro, onde fica também a fábrica de medicamentos. A área Química está localizada na capital paulista e conta com uma planta em Barueri e um depósito em Cotia, na Grande São Paulo. No Brasil, a empresa tem cerca de 1.100 funcionários.

A Merck trabalha em duas frentes, farmacêutica e química, e busca o equilíbrio nesses negócios. A área farmacêutica é composta pelas divisões Merck Serono - de medicamentos de prescrição e Genéricos – e Produtos de Consumo (Consumer HealthCare). Já a Química compreende as divisões Merck Millipore, com portfólio completo de soluções para análises em laboratórios de pesquisa ou controle de qualidade em indústrias ou instituições de saúde; e Performance Materials, com pigmentos industriais, ativos e pigmentos cosméticos oferecidos para diversos segmentos, como o de cosméticos, automotivo e de tintas especiais.

A Merck conta com um Programa de Responsabilidade Social Corporativa que tem como princípio o compromisso com os funcionários, com a sociedade e com o meio ambiente. O objetivo é contribuir tanto com a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários – através de uma série de iniciativas e programas específicos – como proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência e crianças e jovens em risco social. Dessa forma, a Merck colabora a partir do apoio a projetos e ações que valorizam a cultura e a cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário