quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Teva ganha direitos globais exclusivos para desenvolver fármaco experimental da Xenon

13/12/2012 - 13:16

A Teva ganhou os direitos globais exclusivos para desenvolver o fármaco experimental da Xenon Pharmaceuticals XEN402, sob um acordo que pode valer até 376 milhões de dólares, anunciaram as empresas na passada terça-feira, de acordo com o site FirstWord.

O CEO da teva, Jeremy Levin, comentou que o XEN402, que está actualmente em desenvolvimento clínico para uma variedade de patologias relacionadas com dor, encaixa-se na estratégia da empresa de "construção de um pipeline focado em novos medicamentos em determinadas áreas de necessidade médica".

Sob os termos do acordo, a Teva vai pagar à Xenon uma taxa inicial de 41 milhões de dólares e até 335 milhões de dólares em objectivos relacionados com desenvolvimento, marcos regulamentares e vendas. A Xénon também é elegível para receber royalties com base nas vendas e ainda terá a opção de participar na comercialização nos EUA, se o composto receber aprovação regulamentar.

De acordo com as empresas, o XEN402 funciona bloqueando os canais de sódio Nav1.7 e Nav1.8 e tem sido estudado em seres humanos com formulações orais e tópicas. Um estudo publicado revelou que o composto é eficaz a aliviar a dor associada com eritromelalgia, e num estudo de fase intermédia na neuralgia pós-herpética uma proporção significativamente maior de doentes no grupo de tratamento relataram reduções clinicamente significativas da dor do que no grupo placebo

Nenhum comentário:

Postar um comentário