quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Novartis vai ampliar produção de genéricos no Brasil

19/12/2012 - 08:50

De olho na expansão dos gastos dos brasileiros com a saúde, a Novartis vai lançar um vasto programa de introdução de novos medicamentos no mercado brasileiro, vai ampliar a sua produção de genéricos e incrementar os testes clínicos realizados no Brasil. As informações são de Adib Jacob, o novo presidente do Grupo Novartis no Brasil e que esta terça-feira foi simbolicamente apresentado ao mundo empresarial e diplomatas num evento na embaixada da Suíça em Brasília, avança o CenárioMT.com.br.


Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o executivo deixou claro que a atenção ao mercado brasileiro faz parte de uma estratégia mais ampla do grupo com sede na Suíça de se lançar na conquista dos mercados emergentes, justamente num momento em que a renda desses países sofre uma elevação, a expectativa de vida aumenta e a crise na Europa não dá sinais de perder força.


O Brasil, segundo Adib Jacob, já é hoje o sexto maior mercado de produtos Novartis no mundo, ganhando praticamente uma posição a cada ano na última década. Juntos, os mercados emergentes já representam 22% das vendas mundiais da Novartis e, pelos cálculos do executivo, esse bloco de economias poderá já representar um quarto de todas as vendas em 2013.


"É nesses países que vemos um crescimento mais dinâmico", disse o novo presidente da Novartis Brasil. "Há uns anos, a empresa concentrava-se em projectos que fizessem sentido na Europa e EUA. Hoje, há uma visão clara de que temos de atender as necessidades dos emergentes".


Em 2011, as vendas da gigante do sector farmacêutico chegaram a 58 mil milhões de dólares. Mas se o desempenho nos países ricos tem sofrido, nos emergentes a expansão é importante. No caso do Brasil, o crescimento é de mais de 10% ao ano. Em 2011, as vendas já chegaram a 3 mil milhões de reais.


A atenção sobre o mercado brasileiro faz parte dos planos estratégicos da empresa. A Novartis prepara já o terreno para a produção de vacinas para meningite, numa fábrica em Pernambuco que irá custar 500 milhões de dólares.


Mas os planos da empresa vão mais além. Um exemplo é a fábrica de genéricos da companhia em Cambé, no Paraná. Hoje, medicamentos genéricos correspondem a 15% das vendas no mercado brasileiro da Novartis. Mas a aposta é de uma expansão rápida nos próximos anos. "Já operamos com capacidade de produção plena e vamos fazer uma ampliação da fábrica de Cambé", confirmou Jacob. Segundo ele, o segmento de genéricos tem sido a área mais dinâmica do mercado brasileiro

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