sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pfizer vai pagar quase 98 milhões para resolver casos de marketing nos EUA


14/12/2012 - 11:44
O Departamento de Justiça dos EUA anunciou esta semana que a Pfizer concordou em pagar 55 milhões de dólares para resolver as reivindicações de que a sua unidade Wyeth promoveu o Protonix® (Pantoprazol) para usos não aprovados. Além disso, a empresa concordou em pagar um total de 42,9 milhões de dólares a 33 Estados para resolver acusações de que utiliza práticas desleais e enganosas na sua comercialização do antibiótico Zyvox® (linezolida) e do tratamento para a dor neuropática Lyrica® (pregabalina), avança o site FirstWord.


O Departamento de Justiça alegou que a Wyeth promoveu o Protonix®, que foi aprovado apenas para o tratamento a curto prazo da esofagite erosiva, para todas as formas de doença do refluxo gastroesofágico de Fevereiro de 2000 a Junho de 2001, apesar das advertências da FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA) de que a empresa exagerava a indicação esofagite. Além disso, o governo alegou que a empresa usou materiais de educação continuada para médicos para promover o medicamento para usos não aprovados. "A Wyeth tentou enganar o sistema, obtendo uma aprovação limitada da FDA para o Protonix®, com a intenção de promover este fármaco para usos adicionais não aprovados", disse a procuradora dos EUA Carmen Ortiz.


A Pfizer disse que "resolver essa investigação sobre o histórico das práticas promocionais da Wyeth para o Protonix® é a coisa certa a fazer", acrescentando que "ao chegarmos a acordo, evitamos o custo e a distracção dos litígios e negamos expressamente as acusações de irregularidades".

Noutro caso, os 33 Estados que processaram a Pfizer por causa do Zyvox® e do Lyrica® argumentaram que a farmacêutica afirmou que o Zyvox® foi superior a outro antibiótico, apesar da falta de evidências para apoiar a afirmação. Além disso, também alegaram que a Pfizer comercializou activamente o Lyrica® para usos off-label, como a dor crónica e a enxaqueca.

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