quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Falta de Lantus (insulina específica) no CASE deixa muitos diabéticos sob risco, inclusive de morte.

Não é nenhuma novidade comentarmos neste blog e replicarmos matérias diversas publicadas nos canais de comunicação sobre a falta de medicamentos nos serviços públicos, serviços estes que entendemos como de fundamental importância, pois na sua grande maioria os beneficiados são pessoas menos favorecidas economicamente, muito embora seja um direito de todos os cidadãos, sejam eles pobres ou ricos.


Tem pontos que precisam ser mais explorados e divulgados para sociedade sobre o direito à saúde inserido na Constituição Federal, assim como as obrigações dos Governos em promovê-la. Muitos cidadãos deixam de ir às farmácias populares e outros pontos de dispensa de medicamentos por entenderem que não são detentores desse direito. Todo brasileiro deve ir sim à busca do seu direito que é garantido constitucionalmente. Não só garantindo medicamentos, outros produtos também são só precisam estar relacionados à promoção da saúde, um exemplo são os alimentos especiais que normalmente são muito caros. A sociedade também tem o Ministério Público (pelo menos enquanto ele for independente) que poderá ser acionado caso o poder público se negue a assistir o cidadão.

Mesmo sabendo que toda sociedade tem direto à saúde, é lamentável saber que o poder público negligencia na hora de cumprir sua obrigação. Recentemente tomei conhecimento que um produto fundamental no controle do Diabetes (uma insulina diferenciada) que é prescrita para milhares de brasileiros portadores deste mal crônico – o Diabetes -  está faltando no CASE - Centro de Atenção à Saúde de Sergipe. Este não é um privilégio de Aracaju – SE, outros Estados cometem a mesma falha, e o pior, normalmente pelo mesmo motivo, falta de pagamentos aos fornecedores. Pasmem, a referida insulina especial, está faltando para pacientes que dependem dela por falta de pagamento ao fabricante. Fonte ligada ao fabricante, garante que tem o produto na fábrica, mas suspenderam o fornecimento por ainda não ter recebido valores acumulados de fornecimentos anteriores há meses.

A deficiência na gestão pública é normal, não podemos esperar muito de um sistema que politiza a administração, ou seja, a competência administrativa de um profissional é suprimida por uma indicação política ou até mesmo uma exigência de um partido político em troca da famigerada governabilidade.

Recentemente nas redes sociais explodiu uma campanha contra o pagamento de estacionamentos nos shoppings da cidade de Aracaju, foi um sucesso segundo os defensores da ideia. O movimento de pessoas nestes estacionamentos foi reduzido drasticamente. Não estaria na hora de fazermos um movimento contra tanta falta de respeito com o direito do cidadão? Como pode um fornecedor que ganhou o direito de fornecer determinado produto ou serviço ter que pagar para receber por um serviço ou produto que seguiu todos os trâmites legais? Isto mesmo, se pagar para alguém influente no poder ele recebe o que lhe é de direito.

Uma coisa é certa, aonde tem gente e dinheiro tem corrupção, mas a sociedade precisa assumir seu papel e repudiar tantos desmandos. A cada dia que passa os gestores públicos ficam piores, ninguém tem medo de cadeia, se tivessem não cometiam tantos abusos, mas os poderosos têm medo de perderem o poder e isso a sociedade pode fazer nas urnas. Será que a sociedade sergipana, assim como as demais, não está percebendo que o palanque da campanha para Governo, Senado e Assembleias está montado? As articulações e campanhas estão em pleno vapor nos bastidores?
Nota postada por Teófilo Fernandes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário