terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Johnson & Johnson liberta patente de fármaco contra sida em países pobres

03/12/2012 - 09:19

A farmacêutica Johnson & Johnson (J&J) anunciou que não vai mais contolar a aplicação das suas patentes do medicamento Prezista®, utilizado no combate à sida, nos países mais pobres e na África subsaariana, avança o Valor Econômico.

Oferecendo um alívio de gastos às pessoas infectadas com o vírus VIH, a J&J disse que quer garantir que fabricantes das versões genéricas do medicamento possam produzi-lo e vender o produto nos mercados mais carentes sem medo de serem acusados de violação de patentes.

A nova política aplica-se aos países determinados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como os “menos desenvolvidos” e também à África subsaariana, região mais pobre do continente, onde a sida já se tornou epidémica, de uma maneira mais intensa. “Assim, antecipamos uma forte demanda do futuro pelo genérico”, comentou a empresa.

Em nota, Paul Stoffels, presidente global para farmacêuticos do grupo, afirmou que a J&J pretende destravar a venda do medicamento. “Acreditamos que a propriedade intelectual não deve ser uma barreira para garantir um suprimento sustentável [do remédio] aos países mais pobres do mundo”, comentou.

A empresa vende o produto através da sua subsidiária Janssen Pharmaceuticals. O Prezista® geralmente é administrado em conjunto com outros antirretrovirais que protegem os infectados pelo VIH de contraírem de forma completa a sida. O seu preço é de 34 dólares por dia aos pacientes, cerca de 12,4 mil dólares ao ano.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/industria-farmaceutica/03-12-12/johnson-johnson-liberta-patente-de-farmaco-contra-sida-e

Nenhum comentário:

Postar um comentário