sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Biolab reduz em 99% as emissões de carbono de sua frota de veículos


12/12/2012 - 08:22
Primeira indústria farmacêutica a aderir ao projeto inédito de Crédito de Carbono da Ecofrotas.

A Biolab Farmacêutica deu um passo à frente e se destacou no segmento ao se tornar a primeira farmacêutica a implementar um Projeto de Crédito de Carbono na frota de sua força de vendas. Desenvolvido em parceria com a Ecofrotas, empresa especializada em gestão sustentável de frotas, o projeto deve permitir a redução em 99% das emissões dos gases de efeito estufa (GEE) da frota da Biolab, que conta atualmente com cerca de mil veículos e atua em todo o território nacional. As reduções ocorrem pela substituição da gasolina pelo etanol.

“Antes do projeto, o abastecimento de gasolina era de 75%; conseguimos reverter esse quadro e, agora, 95% do abastecimento é feito com etanol”, conta Cristina Varela, diretora administrativo-financeira da Biolab. Segundo ela, após a implantação do projeto, a empresa reduziu as emissões de 170,00 toneladas para 1,05 tonelada por mês, de acordo com as estatísticas de emissões consideradas pela Ecofrotas. A redução das emissões se deve ao fato de que o gás carbônico emitido na queima do etanol é absorvido durante o crescimento da cana-de-açúcar.

A redução das emissões permitirá ainda à Biolab gerar créditos e que podem ser vendidos em mercados voluntários de carbono. “Essa vantagem é possível graças à nossa metodologia, que é a única no mundo voltada para frotas de veículos leves com tecnologia flex e que abastecem majoritariamente com etanol”, afirma Amanda Kardosh, gerente de Relacionamento em Sustentabilidade da Ecofrotas. O projeto é aprovado pelo Verified Carbon Standard (VCS) e suas premissas são respeitadas graças ao sistema de controle de abastecimento de combustíveis da Ecofrotas.

Sobre a Biolab Sanus Farmacêutica (www.biolabfarma.com.br) - Indústria farmacêutica de capital privado e 100% nacional, a Biolab foi fundada em 1997 e consolida sua trajetória com base no compromisso de oferecer saúde e qualidade de vida à população brasileira. Líder no mercado de medicamentos sob prescrição na área de Cardiologia, a empresa também atua nas especialidades de Ginecologia, Clínica Médica, Pediatria, Dermatologia, Ortopedia e Reumatologia, e oferece um portfólio de mais de 100 produtos. A Biolab possui um dos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) mais modernos do país, com um time de cerca de 100 profissionais dedicados exclusivamente a esta frente - entre eles mestres, doutores e especialistas -, índice sem precedentes no setor. Atualmente, a empresa conta com 118 moléculas em teste, das quais 3 são inovações radicais e 89 incrementais, e conta com 196 patentes depositadas. Está entre as 10 maiores empresas no ranking de medicamentos vendidos sob prescrição médica. Apresenta desempenho crescente, fruto de parcerias com universidades e laboratórios de pesquisa nacionais e internacionais, além do comprometimento com ações de responsabilidade social e apoio à cultura brasileira.

A Ecofrotas, especialista em gestão sustentável de frotas, é líder no mercado brasileiro de gestão de frotas, com uma carteira de 9 mil clientes corporativos. É responsável pela gestão de 520 mil veículos, que realizam mais de 22 milhões de transações por ano em rede nacional de postos e oficinas mecânicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário