sábado, 16 de fevereiro de 2013

Ministério da Justiça instaura processo administrativo contra empresa farmacêutica Cifarma

Cifarma deixou de alertar consumidores sobre lote de xarope adulto rotulado como de uso infantil.

RIO — A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), instaurou processo administrativo contra a Cifarma Científica Farmacêutica pela omissão de informação adequada sobre o risco à saúde e à segurança que as unidades do medicamento Bronxol Xarope, com lote 3EB03, poderiam trazer. Segundo o Departamento, a campanha de chamamento deveria ter sido realizada em razão de alguns frascos do medicamento desta série, com prazo de validade até abril de 2014, terem sido rotulados com a apresentação infantil, embora fossem destinados para uso adulto.
O despacho está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira. De acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Amaury Oliva, a Cifarma Científica Farmacêutica não fez a realização de recall nos termos da Lei n. 8.078/90 e da Portaria MJ nº 487/2012.

— É importante observar que, ainda que a empresa tenha realizado o recolhimento do produto nos termos da legislação sanitária, deixou de obedecer as determinações trazidas pelo Código de Defesa do Consumidor, ou seja, deixou de veicular de forma clara e ostensiva aviso de risco à coletividade de consumidores — explica Oliva.

Ele ressalta ainda que é dever do fornecedor informar de forma transparente a existência de risco, para que sejam evitados danos à saúde e à segurança:

— Ambas legislações devem ser observadas, pois são complementares e não excludentes.

O Código de Defesa do Consumidor determina que é dever do fornecedor fazer o reparo ou a troca do produto ou serviço defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Representantes da Cifarma não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário