quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O remédio que emagrece sem exercícios

Uma medicação comum, que já está no mercado há 15 anos, chamada amlexanox (Aphthasol®) e usada para tratar aftas, pode ser a droga que vai ajudar as pessoas a emagrecer sem fazer exercícios ou dieta.

Pelo menos funcionou assim com ratos. O estudo feito por pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) injetou amlexanox nos amimais enquanto eles mantinham uma dieta hipercalórica e estavam obesos. Mesmo sem fazer exercícios (seus movimentos foram rastreados com laser para se certificar que não estavam se exercitando), os ratos perderam peso.

Se o amlexanox funcionar em humanos, e isso significa um grande “se”, o Dr. George Braid da Divisão de Obesidade Clínica e Metabolismo no Centro de Pesquisa Biomédico Pennington, da Universidade do Estado de Louisiana (EUA), diz que será uma história como a do viagra – uma droga inicialmente usada para tratar uma condição, a dor no peito, que acabou se revelando efetiva para tratar outra condição, a disfunção erétil.

E como funciona o amlexanox nos ratos?

Um dos problemas das dietas, segundo o pesquisador Dr. Alan Saltiel, principal autor da pesquisa na Universidade de Michigan, é que o organismo ajusta o metabolismo para a nova entrada de calorias da dieta, tentando “proteger o peso” adquirido.

O amlexanox parece alterar essa resposta metabólica, fazendo o rato consumir mais energia, alterando o mecanismo da termogênese e gerando um pouco mais de calor.

Os testes em humanos devem começar no fim do ano e responder a dúvidas como se a nova droga vai funcionar conosco e se será segura para consumo humano. Também, preocupações como as consequências do aumento na temperatura corporal para nossos órgãos internos devem ser estudadas.

Um outro aspecto indesejado da droga é que quando os ratos paravam o tratamento, ganhavam peso novamente, o que sugere que, se ela for efetiva para seres humanos, será parte de um tratamento para a vida inteira. [CNN Health]

Nenhum comentário:

Postar um comentário