quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Automedicação: 29% dos óbitos no Brasil são provocados por intoxicação medicamentosa

20/02/2013 - 08:09
Os números da Organização Mundial de Saúde (OMS) assustam a todos - leigos, médicos e especialistas - e revelam o risco do uso de medicamentos sem receita médica. De acordo com a entidade, 29% dos óbitos ocorridos no Brasil são provocados por intoxicação medicamentosa, entre elas, a provocada justamente pela automedicação, avança o jornal brasileiro Primeira Edição.

Conforme explica a médica Tereza Tenório, gerente de Riscos e Assistência Hospitalar da Santa Casa de Maceió, a automedicação é o uso de medicamentos sem nenhuma intervenção por parte de um médico ou odontólogo, únicos profissionais habilitados para receitar medicamentos.

Segundo a clínica, o problema é agravado pela facilidade de acesso a medicamentos nos balcões de farmácias e parafarmácias e do hábito da população em fazer uso de fármacos caseiros e manter verdadeiras farmácias em casa.

Dois estudos citados por Tereza Tenório comprovam essa preocupante realidade. O primeiro, publicado em 2008 pela investigadora Daniela Aquino, revela que no Brasil pelo menos 35% dos medicamentos são adquiridos sem receita médica.

Na segundo, publicado pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 97% das residências visitadas em Porto Alegre no ano de 2000 possuíam pelo menos um medicamento em casa, com uma média geral de 20 itens e, em alguns domicílios, chegando ao patamar de 89 itens guardados.

O trabalho foi mais além e identificou que cerca de 55% dos medicamentos foram adquiridos sem prescrição médica. Do total, 25% estavam vencidos e destes, 24% continuavam sendo utilizados. “É preciso reforçar o controle sobre todo tipo de medicamento comercializado e informar a população os riscos da automedicação”, acrescentou Tereza Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário