sábado, 2 de fevereiro de 2013

Ministério da Saúde pede aos EUA medicação para tratar vítimas contaminadas por cianeto

01/02/2013
Entre os 124 feridos internados, 64 ainda permanecem na UTI

SANTA MARIA — O Brasil contará com ajuda internacional para tratar os intoxicados na tragédia de Santa Maria. Chegam neste sábado ao Rio Grande do Sul, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), os 140 kits doados pelo governo dos Estados Unidos do medicamento usado para combater a contaminação por cianeto, a substância liberada na queima da espuma colocada no teto da boate Kiss para conter o barulho.

Exames de sangue têm monitorado o grau de contaminação de pacientes. O governo brasileiro pediu o medicamento aos americanos. No mercado nacional não há a substância hidroxicobalamina (vitamina B12 injetável). A medida, de acordo com o Ministério da Saúde, é preventiva, já que os resultados dos exames ainda não são conhecidos. Caberá aos médicos que cuidam dos internados decidir, de acordo o histórico de cada paciente, definir a quantidade a ser aplicada

A hidroxicobalamina serve para desintoxicar o organismo. Os médicos dos hospitais gaúchos que têm pacientes com suspeita de contaminação também têm trocado informações com profissionais de outros países sobre o tratamento. Ontem, foi realizada uma videoconferência com representantes de 15 entidades internacionais.

O número de internados por causa da tragédia caiu de 127 para 124. Desses, 64 necessitam de ventilação mecânica e estão em UTI. (Sérgio Roxo, enviado especial)

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/ministerio-da-saude-pede-aos-eua-medicacao-para-tratar-vitimas-contaminadas-por-cianeto-7473408#ixzz2JhvEOLWN


Nota de C&T:

Não estou entendendo, o Brasil não produz Vitamina B12? Temos o produto registrado sim no Ministério da Saúde (ANVISA). O produto é produzido pelo Laboratório Nacional - Bunker que foi comprado por um Grupo dos EUA - Valeant. O nome é Bedozil.
 

2 comentários:

  1. É uma vergonha, o Brasil não ter Vitamina B12 injetável. Cadê a Vitamina B12 produzida pela Indústria Nacional (Laboratório Bunker)?

    ResponderExcluir
  2. Nossa, estamos tão evoluídos em alguns setores, mas, precisamos recorrer aos EUA em caráter emergencial para atendermos a necessidade de vítimas da tragédia de Santa Maria com Vitamina B12. Milhares de pessoas precisam deste medicamento diariamente no Brasil... Significa dizer que estamos carentes a muito tempo desta opção de medicamento.

    ResponderExcluir