sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Johnson & Johnson condenada a pagar 48 milhões por reacção adversa a medicamento

15/02/2013 - 08:10
A multinacional Johnson & Johnson foi esta quinta-feira condenada a pagar mais de 48 milhões de euros à família de uma adolescente norte-americana que ficou cega e sofreu graves lesões na pele devido a uma reacção adversa a um medicamento, avança a agência Lusa.



Em 2003, os pais de Samantha Reckis, na altura com sete anos, decidiram dar-lhe um anti-inflamatório para baixar a febre. Tratava-se de Motrin® infantil, marca dos comprimidos de ibuprofeno da Johnson & Johnson.


Uma reacção adversa ao medicamento provocou-lhe necrólise epidérmica tóxica, o que a levou a perder 90 por cento da pele, provocou-lhe cegueira e danos cerebrais que lhe causaram perda de memória.


Os pais decidiram processar a farmacêutica em 2007, alegando que a marca não informa os consumidores de que o medicamento pode causar reacções extremas que põem em risco a vida.


No caso de Samantha, que já tinha tomado Motrin® várias vezes, as membranas mucosas da pele inflamaram e a camada exterior da pele caiu-lhe, uma reacção que pasmou os médicos e que os obrigou a porem a menina num coma induzido para possibilitar a recuperação.


A necrólise epidérmica tóxica também lhe afectou o sistema respiratório, fazendo com que os seus pulmões só consigam funcionar a 20 por cento da capacidade normal.


Segundo a Associated Press, a decisão do júri de um tribunal de Plymouth, no estado do Massachussets, determina que a Johnson & Johnson pague 50 milhões de dólares a Samantha e 6,5 milhões a cada um dos seus pais, um total equivalente a 48,6 milhões de euros.


Caso a sentença seja confirmada, e aplicando juros à indemnização atribuída à família de Samantha, o valor pode atingir os 80,9 milhões de euros.


A Mcneil-PPC, empresa subsidiária da Johnson & Johnson também visada no processo judicial, afirmou que discorda do veredicto e que pondera recorrer.


A empresa reconheceu que a família sofreu "uma tragédia" mas afirmou que o medicamento não deixa de ser eficaz no tratamento de dores e febre.


"Vários medicamentos, incluindo o ibuprofeno, são associados a reacções alérgicas, como se informa na embalagem, e os consumidores devem parar o uso e contactar imediatamente um médico se tiverem alguma reacção alérgica",


Em 2011, outra menina do estado norte-americano da Pennsylvania que sofreu a mesma reacção ao Motrin®, com consequências idênticas a Samantha, ganhou em tribunal o direito a uma indemnização de cerca de 7,5 milhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário