segunda-feira, 29 de julho de 2013

Uso criterioso de antibióticos em recém-nascidos foi foco de trabalho científico apresentado em conferência na Europa

26/07/2013 - 09:09
Unidade neonatal do Rio de Janeiro realizou um levantamento em 100 bebês internados com diagnóstico de desconforto respiratório.

O Centro de Tratamento Intensivo Neonatal (Cetrin), da Casa de Saúde Santa Lúcia, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, realizou um levantamento para analisar a prescrição racional de antibióticos em recém-natos internados em unidades de cuidados intensivos neonatais. O trabalho científico foi selecionado para apresentação na 4ª Conferência Internacional de Neonatalogia Clínica, que aconteceu recentemente em Torino, na Itália.

O trabalho, intitulado Uso de Antimicrobianos (antibióticos) na Admissão dos Recém-nascidos com Desconforto Respiratório, analisou, durante um ano, mais de cem bebês, alguns com peso inferior a um quilo, com diagnóstico de desconforto respiratório. O resultado do levantamento apontou que, apesar de ser uma estratégia factível, o uso de antibióticos nessa população deve ser feito de forma mais criteriosa.

A autora do trabalho, a neonatologista Nicole Gianini, coordenadora médica do Cetrin, destaca: “A boa prática médica recomenda uma análise individualizada antes da prescrição imediata de antibióticos. Em muitos casos, o desconforto respiratório desses recém-natos pode estar associado a doenças não infecciosas. Dessa forma, ao adotar outras terapêuticas, podemos diminuir a seleção da microbiota neonatal, ou seja, preservar a resistência a esses fármacos nos bebês que não possuem indicação imediada de antibióticos”, explicou a médica.

Esse levantamento do Cetrin tem previsão de ser publicado na revista científica Early Human Development, uma das mais respeitadas publicações da área. Segundo Gianini, durante as duas últimas décadas, o Cetrin já teve trabalhos selecionados para apresentação em 18 eventos científicos, sendo oito no Brasil e 10 em países como Espanha, Argentina, Dinamarca, Itália e Estados Unidos. Além disso, a unidade já publicou três artigos em veículos internacionais indexados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário