terça-feira, 23 de julho de 2013

Anfetamina seria a causa do doping de Tyson e Powell

  • Jornal inglês diz que os corredores tomaram a substância, que tem entre suas funções acelerar perda de peso
O Globo (Email · Facebook · Twitter)
RIO - Um tipo de anfetamina seria a substância proibida encontrada nos exames das estrelas do atletismo Tyson Gay e Asafa Powell. Os dois foram flagrados no antidoping neste domingo. De acordo com o jornal inglês The Guardian, trata-se da oxilofrina.

A oxilofrina é uma substância estimulante para tratar estados de hipotensão, promovendo a liberação da noradrenalina e atividade noradrenérgica. Sua principal atividade é reduzir o apetite, modular o comportamento e pode ser usada como forma de suplemento alimentar, por ajudar na perda de gordura e consequente corte de peso, gerando assim aumento de velocidade no caso de atletas de alto nível

Primeiramente foi divulgado o doping do americano Tyson Gay e, em seguida, o do jamaicano Powell e de mais quatro atletas do país, entre eles Sherone Simpson, campeão olímpica de 2004, no revezamento 4x100, e prata em Pequim, nos 100m, e em Londres, no 4x100. Além deles, os outros nomes não foram confirmados. Os testes que acusaram a presença da substância proibida aconteceram durante a seletiva jamaicana para o Mundial de Moscou, que acontece entre os dias 10 e 18 de agosto. Asafa Powel é ex-recordista mundial dos 100m e foi campeão olímpico em Pequim 2008.

Tyson Gay já disse que não irá mais disputar o Mundial de Moscou por conta da situação. O velocista detém o melhor tempo desta temporada nos 100 metros, com 9s75, e teria a chance de superar o recordista mundial Usain Bolt na disputa. A melhor marca do jamaicano é de 9s94 este ano. Gay teve o patrocínio da Adidas cancelado por causa da acusação de doping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário