terça-feira, 23 de julho de 2013

Inovação: Inellare é suplemento de cálcio apresentado em tablete mastigável sabor chocolate

11/07/2013 - 10:09
A suplementação alimentar pode contribuir para a redução das chances de problemas de saúde que atingem os ossos, especialmente em mulheres na maturidade. O suplemento torna-se ainda mais importante quando se tem em vista que a média diária de ingestão de cálcio por pessoa no Brasil é de 450 mg, o que está muito abaixo da recomendação de consumo que é de 1.000 mg desse mineral por dia.

São Paulo– Grandes estudos1,2 indicam que a suplementação de cálcio é importante para diminuir as chances de fraturas nas pessoas que apresentam fatores de risco para a osteoporose, em especial as mulheres na pós-menopausa. Com o objetivo de facilitar a rotina de quem adota a suplementação, o Aché Laboratórios desenvolveu um suplemento alimentar de cálcio com vitamina D totalmente diferente de tudo o que se viu antes no mercado nacional: Inellare.

Inellare é único porque é apresentado em tabletes mastigáveis com sabor de chocolate que oferecem 400 mg de cálcio associados a 100 UI de vitamina D e podem ser consumidos em qualquer momento do dia, independente do horário das refeições.

“Algumas características de um suplemento como fácil consumo e armazenamento, sabor agradável e baixa incidência de efeitos adversos podem facilitar a adesão ao tratamento – o que é um grande desafio na pratica diária de consultório –, bem como pode ampliar a sua eficácia no curto prazo”, destaca o Dr. Daniel Magnoni, médico cardiologista e nutrólogo, diretor do Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMeN).

Além de ser gostoso e prático para o consumo, o tablete mastigável chama a atenção devido a sua eficácia e tolerabilidade. Apresentar rápida e mais completa dissolução é um ponto importante para a eficácia da suplementação de cálcio. “Os efeitos gastrointestinais devem ser minimizados em qualquer administração de medicamentos; o tablete mastigável reduz a permanência no estômago e faz o suplemento chegar ao intestino totalmente dissolvido”, afirma o Dr. Daniel.

A tecnologia envolvida na formulação de Inellare é denominada TADS (Tecnologia Avançada de Dissolução de Sólidos), inovação que melhora expressivamente a dissolução do cálcio pelo organismo. Para se ter uma ideia, a novidade apresenta 93% de dissolução em 60 minutos, contra apenas 10% dos comprimidos tradicionais de carbonato de cálcio. A união dessa biodisponibilidade com a vitamina D tem papel decisivo para melhorar a metabolização do cálcio, tornando-o realmente disponível para a síntese óssea.

População brasileira e a baixa ingestão de cálcio -O brasileiro consome menos da metade do cálcio necessário para garantir a saúde dos ossos, a ingestão média diária é muito menor do que a recomendada pelas autoridades de saúde nacionais e internacionais. Os 450 mg desse mineral ingeridos diariamente pelo brasileiro por meio da alimentação não representam nem a metade dos 1.000 mg que deveriam ser consumidos. Para se ter uma ideia, ingerir a quantidade ideal de cálcio significa, por exemplo, tomar 1 litro de leite ou comer 25 colheres de sopa (medida) de couve em um único dia. “A ingestão adequada de cálcio pressupõe uma dieta rica em vegetais – principalmente verdes -, frutos do mar, leite e seus derivados, que são alimentos muitas vezes relegados no dia a dia em vista da maior facilidade do consumo de fast food, massas e doces”, explica o Dr. Daniel Magnoni.

Por si só, a baixa ingestão de cálcio pode comprometer o bom funcionamento do organismo de modo geral e, principalmente, aumentar os riscos para problemas de saúde que afetam os ossos, sendo que o mais conhecido é a osteoporose. Essa doença afeta especialmente o sexo feminino: são 200 milhões de mulheres com osteoporose em todo o mundo, sendo 10 milhões de brasileiras3.

Uma a cada três mulheres com mais de 50 anos sofreu ou sofrerá fraturas decorrentes da osteoporose1 e correm o risco de ter sua qualidade de vida significativamente afetada por isso. “As fraturas causadas pela osteoporose elevam a possibilidade de desenvolvimento de outras doenças, às vezes fatais, como o quadro de úlceras de decúbito ou pneumonias devido ao repouso no leito”, comenta o Dr. Daniel Magnoni.

A suplementação alimentar de cálcio é importante para prevenir e reverter quadros que podem levar a problemas ósseos. No entanto, há muitos desafios a serem vencidos entre a ingestão do cálcio e a sua transformação em osso propriamente dita. Pensando nisso, o mercado de suplementação vem evoluindo para formatos e sabores diferentes, como o recente lançamento de um tablete mastigável sabor chocolate.

Para garantir uma suplementação de cálcio adequada e eficaz, é fundamental observar alguns pontos: .Não esquecer – Tomar o suplemento da forma correta, diariamente, é importante. Por isso, optar por um suplemento que possa ser ingerido a qualquer hora do dia e que seja de fácil armazenamento e transporte pode ajudar.

.Escolher um produto agradável para o consumo – Procurar um suplemento de fácil deglutição, prático e com sabor contribui para a melhor adesão à suplementação de cálcio.

.Optar por um suplemento moderno – Buscar por um produto que ofereça alta e rápida dissolução, permitindo que o cálcio seja bem absorvido e fique disponível para utilização do organismo e incorporação ao osso. Já existe no mercado um suplemento em tablete mastigável que tem alta e rápida dissolução, até 9 vezes superior ao comprimido tradicional.

. Fazer a suplementação com um produto que apresente reduzido risco de efeitos colaterais – Quanto maior a dissolução do suplemento, menor as chances de intolerância gástrica e constipação.

Risco aumentado – De acordo com alguns dos principais estudos na área2,3, os fatores que aumentam os riscos para o desenvolvimento da osteoporose são: . Idade superior a 60 anos (o que aumenta em 45% os riscos) |.Pós-menopausa |.Tabagismo |. Baixo peso |.Sedentarismo |.Diabetes mellitus |. Ingestão elevada de fósforo |. Excesso de vitamina A |. Deficiência de vitamina D |.Baixa ingestão de vitamina K |.Ingestão de cálcio abaixo de 525 mg por dia.

Mudança de hábitos é fundamental – A saúde de modo geral depende da adoção de hábitos saudáveis. Quando se fala em saúde óssea não é diferente. Além de manter uma dieta equilibrada e realizar corretamente a suplementação de cálcio quando indicada, é preciso também rever condutas que contribuem para colocar os ossos em risco. Por isso, é imprescindível que toda mulher, desde cedo: .Pratique atividades físicas regularmente |.Não fume |.Evite bebidas alcóolicas |.Mantenha o peso corporal em uma faixa ideal |.Visite regularmente um médico para acompanhar sua saúde.

Na opinião do diretor do IMeN, quando o assunto é saúde óssea, a prevenção é uma das atitudes mais importantes que uma mulher deve ter. “Hoje, existem recursos incríveis dos quais uma mulher pode lançar mão para prevenir-se de problemas como a osteoporose, garantindo um envelhecimento com saúde e qualidade de vida”, conclui o médico.

.Preço sugerido: 60 tabletes – R$ 65,88 | 30 tabletes – R$ 52,08.

Referências: 1 – NAMS, 2010 | 2 – BRAZOS, 2008 | 3 – http://www.iofbonehealth.org/facts-and-statistics.

Aché Laboratórios -O Aché é uma empresa 100% brasileira, com mais de 45 anos de atuação no mercado farmacêutico. Conta com três complexos industriais, um em sua sede, em Guarulhos (SP), e outro em São Paulo (SP), e participação acionária de 50% na Melcon, em Anápolis (GO), cerca de 3,9 mil colaboradores e uma das maiores forças de vendas do segmento no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais de saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio diversificado com mais de 280 marcas em 695 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar também nos segmentos de dermatologia e nutracêuticos. Ao todo, são 132 classes terapêuticas e 17 especialidades médicas atendidas. Recentemente, com a criação da Bionovis, passou a atuar em Biotecnologia. No mercado internacional, exporta para 12 países das Américas e África. Em 2012, a agência classificadora Fitch elevou o rating da Companhia para AAA em escala nacional e BBB internacional – além da concessão de rating pela agência Standard & Poor’s, com notas AAA em escala nacional e BBB- em escala Global. [www.ache.com.br] | www.facebook.com/achelaboratorios |www.ache.com.br/inellare e www.facebook.com/inellare].

Fonte: http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=240357

Nenhum comentário:

Postar um comentário