quinta-feira, 11 de julho de 2013

Brasil fará testes com medicamento para ajudar a prevenir a infecção do VIH/SIDA

10/07/2013 - 12:35
Um medicamento para ajudar a prevenir a infecção pelo vírus VIH/SIDA, conhecida como terapia pré-exposição, começará a ser testado no Brasil a partir de Agosto em 400 voluntários, divulgou esta quarta-feira a imprensa brasileira, citada pela agência Lusa.
De acordo com a Agência Brasil, a pesquisa é coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em associação com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e o Centro de Referência e Treinamento DST/SIDA, da Secretaria de Saúde do estado de São Paulo.
Os investigadores vão acompanhar, por um ano, 400 voluntários homens que fazem sexo com homens e travestis.
O medicamento a ser testado será o Truvada® e o uso deste como estratégia de prevenção já foi demonstrado pelo estudo internacional Iniciativa de Profilaxia Pré-Exposição (iPrEx), do qual o Brasil fez parte.
Nos EUA, o uso preventivo do medicamento é aprovado, mas no Brasil é permitido somente para o tratamento da doença.
“O objectivo é oferecer o medicamento para as populações mais vulneráveis a contrair o VIH”, explicou a infecciologista Brenda Hoagland, coordenadora do projecto na Fiocruz.
A investigadora disse que é necessário fazer um estudo demonstrativo para que o uso do medicamento como prevenção seja autorizado no país.
De acordo com a pesquisa iPrEx, a utilização diária do Truvada® por homens saudáveis, que fazem sexo com homens, reduz entre 43% e 92% a infecção pelo vírus, dependendo da participação efectiva da pessoa no tratamento. O estudo avaliou 2.499 homens sem o VIH.

A pesquisa terá início com o recrutamento dos voluntários. No total, serão 200 voluntários no Rio de Janeiro e 200 em São Paulo.

De acordo com o infecciologista e especialista em pesquisa clínica da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Alexandre Naime Barbosa, os estudos sobre a prevenção e cura do VIH têm alcançado resultados animadores no mundo.
Actualmente, há pesquisas de vacinas terapêuticas e preventivas a serem realizadas em vários países


Nenhum comentário:

Postar um comentário