terça-feira, 9 de julho de 2013

Pfizer, Novartis e Bayer “em luta” pela Onyx

03/07/2013 - 09:01
A farmacêutica norte-americana Onyx tem pouco mais de 20 anos de mercado, um portefólio invejado de medicamentos contra o cancro e anunciou recentemente que está à venda. Segundo informações da própria empresa, não vão faltar interessados em fechar negócio e muitas companhias já manifestaram muito interesse na operação, avança a revista EXAME.
Entre as empresas interessadas em, pelo menos, fazer uma oferta pela Onyx, estão a Pfizer, Novartis e Bayer, de acordo com informações da agência de notícias internacional Reuters.  A farmacêutica já rejeitou uma proposta de 8,7 mil milhões de dólares da Amgen por considerar o valor muito baixo. O mercado avalia que a Onyx valha 9,5 mil milhões de dólares.
Além das três gigantes do sector farmacêutico, fontes ouvidas pela Reuters ainda afirmaram que a AstraZeneca e a MSD (conhecida nos EUA como Merck & Co.) também poderiam entrar na disputa pela Onyx. Na última segunda-feira, as acções da companhia, que tem capital aberto na bolsa Nasdaq, subiram mais de 50% com os rumores das negociações.
Porquê o interesse?
A Onyx foi fundada em 1992, como uma empresa de biotecnologia. No ano passado, foi eleita a melhor companhia do sector para ser adquirida, segundo uma pesquisa realizada por diferentes fontes do mercado, entre elas, as próprias companhias farmacêuticas. A empresa comercializa medicamentos para o tratamento de diferentes tipos de cancro, como de rim, fígado e cólon.
No ano passado, a Onyx começou a vender o Krypolis®, que trata diferentes cancros no sangue, e tem estimativas de vendas que podem atingir 3 mil milhões de dólares por ano com o produto.
No primeiro trimestre do ano, a Onyx somou vendas de 145,5 milhões de dólares, mais do dobro da receita acumulada no mesmo período do ano passado. Só o Krypolis®, que está a menos de um ano no mercado, representou mais de 40% de toda a facturação registada pela companhia nos três primeiros meses do ano.

Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/industria-farmaceutica/03-07-13/pfizer-novartis-e-bayer-em-luta-pela-onyx

Nenhum comentário:

Postar um comentário