quarta-feira, 24 de julho de 2013

Bolsa APED/Janssen financia estágios a portugueses no Brasil e na Dinamarca

23/07/2013
Daniel Humberto Pozza e Luís Miguel Costa Carrão foram os vencedores na vertente clínica da Bolsa APED/Janssen de Apoio à Formação na Área da Dor. Direccionada a licenciados em áreas das ciências da saúde, a Bolsa irá proporcionar aos distinguidos a realização de um estágio individual, no valor de 1.500 Euros cada, para aperfeiçoar os conhecimentos técnicos na medicina da dor (aguda ou crónica), avança comunicado de imprensa.

A Bolsa de estágio atribuída a Daniel Humberto Pozza, professor no Instituto de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), será realizada no Instituto da Cabeça do Hospital São Paulo e Universidade Federal de São Paulo, no Brasil, onde irá cooperar no atendimento clínico aos doentes com dor orofacial (DOF) e/ou disfunção temporomandibular (DTM).
O objectivo será melhorar o processo de diagnóstico e o plano de tratamento proposto, supervisionado por especialistas na área da DOF/DTM.
Luís Miguel Costa Carrão será incluído num programa de trabalhos na área científica da avaliação da dor, sob a supervisão do Professor Doutor Lars Arendt-Nielsen, no Center for Sensory-Motor Interaction (SMI), do Departamento de Ciências da Saúde e Tecnologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Aalborg, na Dinamarca.  Este estágio permite uma aprendizagem de novos métodos de avaliação clínica da dor, a análise, leitura e tratamento de dados com recurso a diferentes instrumentos e medidas para avaliação da dor. As aptidões obtidas durante a realização do estágio serão depois aplicadas no local de origem do estagiário, no Centro Interdisciplinar para o Estudo da Performance Humana (CIPER), da Faculdade de Motricidade Humana – Universidade Técnica de Lisboa (FMH –UTL).
O júri foi constituído por Armando Almeida, professor da Escola de Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho, José Manuel Romão, médico do Hospital de Santo António do Porto, Henrique Dias, enfermeiro do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro,  Maria de Jesus Moura, psicóloga da Unidade de Psicologia do Instituto Português de Oncologia – Lisboa, e presidido por José Manuel Castro Lopes, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Os projectos apresentados foram avaliados pelo júri de acordo com quatro critérios:  âmbito do projecto de estágio, valor acrescentado para o colaborador e para a equipa em que se integra, mérito curricular do candidato e mérito do local de realização do estágio.
A dor crónica é uma situação de dor persistente. A lombalgia crónica, osteoartrose, cefaleias e artrite reumatóide são algumas das causas mais frequentes de dor crónica. Se a dor não for adequadamente tratada, a qualidade de vida das pessoas poderá ser gravemente afectada, podendo conduzir à incapacidade para o trabalho. Em Portugal, a dor crónica afecta 30 por cento da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário