quarta-feira, 20 de março de 2013

Walgreen pode comprar parte da AmerisourceBergen por US$2,5bi

19/03/2013 - 16:08
Reuters

19 Mar (Reuters) - A Walgreen e a Alliance Boots fecharam acordo de 10 anos com a distribuidora de medicamentos AmerisourceBergen e podem comprar até 23 por cento da companhia, que vale 2,5 bilhões de dólares com base no atual preço das ações, informaram nesta terça-feira as duas sócias.

A AmerisourceBergen, que disse que o contrato valerá 28 bilhões de dólares no ano fiscal de 2014, vai substituir a Cardinal Health, cujo contrato de distribuição com a Walgreen acaba em agosto. As ações da Cardinal chegaram a cair 7 por cento.

O acordo dará a AmerisourceBergen e Walgreen maior tamanho num ambiente em que consumidores e governos estão pressionando farmacêuticas e farmácias para que cortem custos médicos.

"Se tiver mais produtos na rede, quanto maior escala você der a seus ativos, maior escala dará a seus custos e maior poder de barganha terá, disse Vishnu Lekraj", analista da Morningstar.

A Walgreen --maior rede de drogarias dos Estados Unidos-- usará a rede da AmerisourceBergen para começar a distribuição diária de remédios. Antes, ela usava os próprios funcionários, serviços de transporte e depósitos em frequência diária e companhias como AmerisourceBergen semanalmente.

A Walgreen e Alliance Boots têm o direito de comprar até 23 por cento da AmerisourceBergen, começando com 7 por cento no marcado aberto, avaliado em cerca de 800 milhões de dólares. A primeira tranche restante, de 8 por cento, poderá ser comprada pelo preço fixo de 51,50 dólares o papel em março de 2016.

(Por Caroline Humer e Jessica Wohl)

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/walgreen-pode-comprar-parte-da-amerisourcebergen-por-us25bi-7884561#ixzz2O5VjzbHG

Nenhum comentário:

Postar um comentário