domingo, 24 de março de 2013

Pfizer na corrida para colocar no mercado uma vacina anti-tabaco


22/03/2013 - 14:23
A multinacional norte-americana Pfizer está na corrida para colocar no mercado uma vacina anti-tabaco. As pesquisas da farmacêutica ainda estão em fase inicial mas, se as apostas do laboratório forem eficazes, o medicamento poderá chegar ao mercado no fim desta década, num cálculo mais optimista, avança o Valor Econômico.

Essa vacina tem como objectivo impedir a chegada da nicotina ao cérebro, inibindo a sensação de prazer, disse Brian Champion, director-executivo e responsável pela imunologia da área de pesquisas em vacinas da Pfizer, com sede em La Jolla, na Califórnia (EUA). A cidade abriga um importante pólo de indústrias farmacêuticas com o foco em biotecnologia.

Segundo Champion, cientista especializado em vacinas, com 25 anos de experiência como imunologista na área de investigação e desenvolvimento, outros laboratórios, sobretudo os que produzem biológicos, também fazem pesquisas nesse mesmo sentido.

No mundo, cerca de 5 milhões de fumadores morrem por ano em decorrência de problemas causados pelo cigarro. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o número global de fumadores é de cerca de 1,5 biliões de pessoas na idade adulta, um terço da população mundial. A luta para parar de fumar não é fácil. Os actuais medicamentos antitabagistas existentes ainda possuem efeitos secundários graves, como depressão por exemplo. Os produtos mais conhecidos são o Chantix®, que pertence à própria Pfizer, e o Zyban®, da GlaxoSmithKline (GSK).

A expectativa é de que a vacina tenha eficácia maior sobre os fumadores. As actuais drogas comercializadas deixam de funcionar quando o fumador pára o tratamento.

Além do combate ao fumo, a Pfizer tem em desenvolvimento outras importantes vacinas, voltadas para o combate do cancro da próstata, asma, doenças neurodegenerativas e infecciosas, por exemplo.

O mercado global de vacinas é muito atraente - movimenta algo como 17 mil milhões de dólares por ano, com taxas médias de crescimento de 16% ao ano. Esse segmento triplicou nos últimos dez anos, tornando-se um dos mercados de maior expansão entre os sectores da indústria em geral - duas vezes mais rápido do que o de fármacos terapêuticos, por exemplo

Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/industria-farmaceutica/22-03-13/pfizer-na-corrida-para-colocar-no-mercado-uma-vacina-ant

Nenhum comentário:

Postar um comentário