quinta-feira, 21 de março de 2013

Takeda vai vender os direitos dos medicamentos Revestive® e Preotact® à NPS

21/03/2013 - 08:15
A Takeda vai vender os seus direitos do medicamento para a síndrome do intestino curto Revestive® (teduglutide) e do tratamento para a osteoporose pós-menopausa Preotact® (PTH 1-84) à NPS Pharmaceuticals, anunciou a biofarmacêutica esta terça-feira, avança o site FirstWord.

A NPS licenciou os direitos para o Preotact® em 2004 e para o Revestive® em 2007 para territórios fora da América do Norte à Nycomed, que foi adquirida pela Takeda em 2011.

No âmbito da operação, a Takeda receberá acções da NPS avaliadas em 50 milhões de dólares e também é elegível para receber um pagamento de 30 milhões de dólares em dinheiro ou em acções no primeiro ano que as vendas globais combinadas dos dois produtos ultrapassem os 750 milhões de dólares. O porta-voz Takeda Tobias Cottman indicou que os direitos sobre os dois medicamentos foram vendidos de volta à NPS porque eles já não são considerados "estratégicos" para a empresa.

O Revestive® foi aprovado pelos reguladores europeus em Agosto do ano passado, embora a Takeda ainda não tenha lançado o produto. A FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA) concedeu autorização para o fármaco em Dezembro, e este é vendido nos EUA sob o nome Gattex®. O CEO da NPS, François Nader, referiu que "o nosso foco principal é garantir a comparticipação do Revestive® na Europa e finalizar a nossa estratégia comercial para ambos os fármacos".

O dirigente acrescentou que a empresa também espera apresentar um pedido nos EUA para o Preotact® este ano, onde, se aprovado, será vendido com o nome Natpara®. O produto foi aprovado na Europa em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário