quarta-feira, 27 de março de 2013

Presidente da Anvisa diz que uso da sibutramina não cresceu após proibição de inibidores


Dirceu Barbano afirma que área técnica recomenda a manutenção do produto no mercado, com restrições.

O GLOBO (Email · Facebook) Publicado:26/03/13 - 20h12

BRASÍLIA - Em audiência pública nesta terça-feira na Câmara, o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, afirmou que, após proibição de três inibidores de apetite, no final de 2011, não houve uma migração considerável de consumidores desses produtos para a sibutramina, que foi mantida no mercado. Naquela oportunidade, a Anvisa determinou a retirada do femproporex, mazindol e anfepramona, que tiveram seus registros cancelados. Barbano afirmou ainda que a área técnica da Anvisa recomendou que a sibutramina permaneça sendo comercializada. Mas o dirigente da Anvisa destacou que essa orientação ainda não foi submetida à diretoria da agência.
Os três inibidores foram proibidos de serem comercializados em setembro de 2011. A sibutramina foi mantida e passaria por uma reavaliação neste início de 2013. A Anvisa não proibiu mas colocou limites e regras mais rígidas para venda da sibutramina, como o esclarecimento ao paciente sobre os riscos do medicamento.
- A aplicação da resolução levou à uma contenção do aumento de prescrições da sibutramina. Isso nos leva a crer que as medidas foram eficazes para a mitigação do risco relacionado ao uso da sibutramina - disse Dirceu Barbano, que comentou a recomendação da área técnica. - E a indicação da área para a diretoria da Anvisa é de manutenção desse controle e do produto no mercado.
Na Comissão de Seguridade Social e Família, Barbano foi debater o projeto de lei que retira da Anvisa o poder de vetar a produção e comercialização desse tipo de remédio. Os deputados mais críticos a essas proibições da Anvisa foram Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS). Eles argumentaram que é preciso também respeitar o poder do médico em avaliar se o paciente pode se submeter tratamento com esse tipo de medicamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário