segunda-feira, 25 de março de 2013

Contra o aborto mas a favor da pena de morte.

Por: em 23.03.2013 as 13:28
No Brasil, muitos são contra o aborto ao mesmo tempo em que são a favor da pena de morte. O que não faz sentido algum. Veja, por exemplo, aquele assassino em série que hoje é julgado por muitos que não se conformam ao vê-lo preso e vivo, já foi um inocente feto no ventre de sua amada mãe. Desta forma, o que afinal é o direito à vida? É proteger um feto, e favorecer a morte de alguém que agiu extremamente errado aos olhos de quem o julga? Quem somos nós para julgar alguém? E ao mesmo tempo, quem somos nós para acreditar que temos o direito de influenciar drasticamente na vida de uma mulher que não quer ser mãe, apesar de estar grávida? Quem garante que este feto ao nascer, será uma pessoa feliz com a sua “família”? Será que ele vai ter uma boa educação? Uma mãe e um pai de 13, 15 anos serão pais capazes de gerar uma pessoa adulta que saiba o que é a vida? Isso se os pais assumirem o seu “papel”, visto que nestes casos, quem acaba sendo responsável são os avós.

É muito fácil exclamar: Nossa! Só um monstro é capaz de querer tirar a vida do próprio filho! Eu sou contra o aborto! Quem a mandou não tomar cuidado! É… Julgar é mesmo muito bom afinal, pimenta nos olhos dos outros é refresco, certo? Da mesma forma é muito bonito parecer herói ao dizer: Sou a favor da pena de morte! Quem poderá viver em paz enquanto aquele assassino estiver vivo?

Pois digo uma coisa, a sensação que se tem ao parecer o mocinho (a) da história deve ser mesmo muito boa, afinal, é tão boa pessoa aquela que defende o direito à vida, e julga aquele que age errado… Luis Fernando Veríssimo disse uma vez, e eu particularmente, concordo: “É “de esquerda” ser a favor do aborto e contra a pena de morte, enquanto direitistas defendem o direito do feto à vida, porque é sagrada, e o direito do Estado de matá-lo se ele der errado”. Ou seja, é “papel do protagonista” tirar o direito à vida de gente que comete erros graves , e defender a vida de alguém que não será bem-vindo à vida. A vida de cada um é algo a qual não nos compete decidir o direito de ser ou não vivida. Por estas, e outras, não acho que o aborto deva ser visto como ação monstruosa da parte de alguém, enquanto muitos por aí se acham no direito de matar. É claro, muito deve ser analisado, e pensado. Afinal, se o aborto for legalizado, corre-se o risco deste País sem educação moral e social, se transformar em um mar de sangue fetal, ao qual já corre bastante sangue de outras “causas”.

Recentemente, no Uruguai o aborto foi legalizado, e a seguinte frase foi dita pela senadora Monica Xavier, presidente da Frente Ampla à BBC Brasil: “Este é um primeiro passo de avanço. Entre 1934 e 1938, o aborto foi legal no Uruguai. E, desde a reabertura democrática (1985), todas as legislaturas apresentaram projetos a respeito. Sentimos que se trata de uma questão de direito, estamos convencidos de que se deve continuar com a luta pela autonomia da mulher”. Os procedimentos necessários incluem a ida da gestante ao médico para que este a analise e a encaminhe a um psicólogo, ginecologista, e assistente social. Tendo sido analisada pelos médicos responsáveis, depois de cinco dias de reflexão, está deverá apresentar a decisão e o aborto será realizado de maneira imediata, em hospitais públicos ou privados, sem maiores problemas.

Mas quando começa a vida humana? Tal resposta é influenciada por fatores e princípios religiosos, morais, jurídicos, científicos, etc. Enquanto para alguns, a vida se inicia no momento da fecundação, para outros, se iniciaria somente com a fixação do embrião na parede do útero, ou, ainda, somente com o desenvolvimento do sistema nervoso. Por fim, subsistem aqueles para quem a vida somente se inicia com o nascimento.

Se for dever da sociedade proteger o direito à vida (e ao nascer), porque a pena de morte é tão sugerida por muitos que concordam com o direito à vida? Será que realmente aqueles que se julgam tão bons ao lutarem pelo direito à vida estão realmente criando asas de anjos ao serem também a favor da pena de morte? O radicalismo nunca foi a maneira mais inteligente de se pensar, por isso, o Brasil, dentre muitos outros países, precisa muito ter determinadas conceitos mais do que revisados.
 
Fonte: http://hypescience.com/aborto-pena-de-morte/

Nota de C&T: Esta não é a visão do responsável por este Blog. Entendo que o assunto exige muito mais estudo e ação social eficaz. Sou a favor da vida e contra toda e qualquer mazela social.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário