terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ministro da Saúde assume compromissos da Presidenta Dilma. Estamos de olho.

Nota de C&T: Promessa para mim a dívida, já para políticos nem sempre. A Presidenta Dilma, segundo o Ministro Padilha, estabeleceu cinco prioridades na Saúde, são elas:

a) Saúde da mulher e da criança e leva em conta os cuidados desde a gestação até os primeiros anos de vida do bebê.
b) Remédios para hipertensão e diabetes de forma gratuita dentro do programa Aqui Tem Farmácia Popular.
c) Implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
d) Ações de combate e enfrentamento ao uso do crack no País.
e) Intensificar o combate à dengue.

Outro compromisso da Presidenta muito importante foi a carta assinada se comprometendo com O presidente do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo, Rodrigo Pinheiro, neta carta ela assume o compromisso de intensificar a luta contra a doença.
Vamos ficar atentos e cobrar da forma que podemos. O C&T não irá se furtar em cobrar e divulgar os resultados positivos e negativos sobre determinados compromissos com a saúde do brasileiro. Não temos compromissos com partidos ou políticos, apenas com a Cidadania & Transparência.

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, promete atendimento rápido e de qualidade no SUS

Padilha propõe a definição de um indicador nacional sobre a qualidade do acesso aos serviços de saúde e a definição de um mapa nacional de necessidades no setor. O objetvo é que essas ações auxiliem o monitoramento da situação em todo o País.
Defende também a regulamentação da Emenda 29, que fixa os percentuais de investimento dos governos federal, estaduais e municipais nos serviços de saúde. "Mas precisamos investir mais e melhor os recursos que temos hoje", diz.
Na avaliação do ministro, a própria presidenta da República, Dilma Rousseff, já deu demonstrações claras de que a saúde será uma prioridade do governo federal ao incluir no discurso de posse a consolidação do SUS como uma questão central.

Segundo ele, Dilma estabeleceu cinco prioridades quando o convidou para assumir o cargo. A primeira diz respeito à saúde da mulher e da criança e leva em conta os cuidados desde a gestação até os primeiros anos de vida do bebê. A outra é oferecer remédios para hipertensão e diabetes de forma gratuita dentro do programa Aqui Tem Farmácia Popular. Além disso, a presidenta pediu atenção especial na implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), criadas para facilitar os primeiros atendimentos de pacientes que chegam com sintomas de doenças leves aos centros de saúde. O quarto pedido é participar ativamente das ações de combate e enfrentamento ao uso do crack no País e, por fim, intensificar o combate à dengue.

Compromisso contra a aids

O presidente do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo, Rodrigo Pinheiro, afirma que vai agendar uma reunião com Padilha para mostrar a carta que Dilma Rousseff assinou se comprometendo com a luta contra a doença. “Vamos cobrar esse mesmo comprometimento do ministro”, diz.

Segundo Rodrigo, a população ainda tem dificuldade de acesso a insumos como preservativo e gel lubrificante. “Além disso, faltam especialistas para atender os doentes de aids e há desabastecimento pontual de remédios em alguns locais do país”, afirma.

O novo ministro da Saúde

Médico infectologista formado pela Unicamp com especialização pela USP (Universidade de São Paulo), Padilha coordenou o Núcleo de Extensão em Medicina Tropical do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP (Numetrop/USP), entre 2000 e 2004. Ainda em 2004, assumiu o cargo de diretor Nacional de Saúde Indígena da Funasa, órgão ligado ao Ministério da Saúde.

Nomeado ministro de estado chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República em setembro de 2009, Alexandre Padilha já atuava na coordenação política do governo Lula desde agosto de 2005, quando ingressou na Subchefia de Assuntos Federativos (SAF).

Redação da Agência de Notícias da Aids
http://www.agenciaaids.com.br/noticias-resultado.asp?Codigo=16408

Nenhum comentário:

Postar um comentário