sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Governo Estadual oferta tratamento do câncer de tireóide (IODOTERAPIA) aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)

Nota de C&T:
Vejam abaixo um exemplo a ser seguido por outros governos.
Parabéns Governo do Espírito Santo.

Estado (ES) vai oferecer tratamento de câncer de tireóide
A tireóide é uma glândula localizada no pescoço e é responsável pela secreção de hormônios essenciais para o metabolismo humano
Por Redação Multimídia ES Hoje (redacao@eshoje.com.br).
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai passar a ofertar a iodoterapia - procedimento para tratamento do câncer de tireóide aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria está comprando o serviço, que será prestado pelo Centro de Medicina Nuclear do Vitória Apart Hospital. O contrato no valor de R$ 134,235,00 prevê a realização de 37 tratamentos a partir deste mês. 
Antes do contrato, o Estado fornecia a iodoterapia por meio do programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD) que encaminhava os pacientes para São Paulo, no Hospital de Barretos. Por ser referência nacional, o agendamento em Barretos era demorado e a Rede de Atenção Oncológica da Sesa avaliou que a espera poderia agravar a condição clínica dos pacientes com evolução da doença. Atualmente, a Secretaria tem sete pacientes cadastrados com perfil para esse tipo de tratamento.        
O câncer de tireóide não é tão frequente quanto o de mama, de pele ou próstata. No Brasil, a incidência é de sete casos para cada 100 mil habitantes. O médico oncologista da Sesa, Guilherme Crespo, explica que "os tumores mais comuns da tireóide apresentam, na maioria dos casos, comportamento menos agressivo, com baixa taxa de mortalidade". No Espírito Santo, não existe demanda suficiente para a criação de um serviço próprio de tratamento de iodoterapia, por isso a Secretaria está adquirindo o serviço por meio de convênio com a rede privada.      
Prevenção
O oncologista Guilherme Crespo ressalta que o diagnóstico precoce é o maior aliado do tratamento eficaz do câncer de tireóide. "Ao notar o aparecimento de um ou mais nódulos indolores no pescoço a pessoa deve procurar assistência médica", orienta. 
A doença é mais comum em pacientes que sofreram algum tipo de radiação na cabeça ou pescoço, por isso, é preciso evitar exposição à radiação. "Pessoas que trabalham com raio X ou com equipamentos e materiais radioativos devem ter maior vigilância, assim como aquelas que foram submetidas à tratamentos com radiação na infância ou na adolescência", alerta o médico.
Saiba Mais
A tireóide é uma glândula localizada no pescoço, logo abaixo do "Pomo de Adão", e é responsável pela secreção de hormônios essenciais para o metabolismo humano. A iodoterapia é um tratamento que combate às células cancerígenas presentes no órgão. Seu objetivo é destruir - através da radiação emitida pelo iodo - as funções destas células que ainda restaram após cirurgia, procedimento que também é realizado no Estado pelo SUS.
O iodo radioativo é administrado por infusão na veia - assim como a quimioterapia -, em doses que variam de acordo com a necessidade. O paciente fica hospitalizado, num isolamento simples, para evitar que exponha outras pessoas à radiação. O iodo radioativo permanece no corpo por alguns dias. Uma pequena quantidade é captada pela tireóide e o restante eliminado em 48 horas, principalmente pela urina.
Fonte: http://www.eshoje.com.br/portal/leitura-noticia,inoticia,9070,estado+vai+oferecer+tratamento+de+cancer+de+tireoide.aspx

Um comentário:

  1. Por favor preciso de ajuda, tenho uma amiga que foi diagnosticado cancer da tiroide ha mais de duas semanas e até agora não consegiu um tratamento, precisa de ajuda, por favor entrem em contato comigo
    roswitha.dinamarca@gmail.com
    Ela foi dispensada do emprego e esta sem convenio só com auxilio desemprego, por favor me ajudem
    Roswitha

    ResponderExcluir