quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Para emagrecer é preciso saber diferença entre fome e gula, diz endocrinologista

Nota:
O artigo abaixo foi publicado pela Livraria da Folha, portanto o C&T não tem nenhuma responsabilidade pelos conselhos e métodos divulgados.

da Livraria da Folha ...

A chegada do verão faz com que as pessoas corram para a academia ou façam regimes espartanos para poder desfilar um corpo perfeito nas praias durante as férias. O principal problema deste tipo de atitude é que depois, quando a "necessidade" diminuir, devora-se vorazmente tudo o que se deixou de comer.
Não parar de ingerir os alimentos que você mais gosta é o que defende o Dr. Guilherme de Azevedo Ribeiro, autor dos livros "Dieta Nota 10" e "Cardápios Nota 10". Endocrinologista, ele atende muitas famosas em seu consultório, como Carolina Dieckmann e Fátima Bernardes.
O programa consiste em atribuir notas à quantidade de peso que precisa perder, definida de acordo com a altura de cada um. A partir disso, você adapta suas refeições para não ultrapassar o limite de notas que podem ser ingeridas por dia.
Em entrevista à Livraria da Folha o médico explicou quais as vantagens do método que oferece às suas pacientes, quais as restrições para fazer a dieta e como manter o peso que conquistou.
Leia abaixo a entrevista na íntegra:
*
Livraria da Folha - Como você montou o programa de notas?
dr. Guilherme de Azevedo Ribeiro - O programa dieta nota 10 foi montado a partir do conceito pouco divulgado de que para emagrecer você não precisa abrir mão daquilo que gosta, basta aprender o real valor dos alimentos e comer a quantidade certa.
Livraria da Folha - Qual a principal vantagem deste método?
dr. Guilherme - A principal vantagem do método é a liberdade de fazer suas próprias escolhas na hora de comer, sem ficar preso a obrigação chata de comer todos os dias a mesma salada com frango que as outras dietas impõem.
Livraria da Folha - Quais as maiores dificuldades que seus pacientes sentem ao seguir a dieta?
dr. Guilherme - A maior dificuldade que todos os bons métodos para emagrecer tem é a aceitação pelo paciente da idéia de que ele está comendo mais do que precisa e vai ter que colocar um limite menor na sua quantidade de comida para sempre se quiser emagrecer e permanecer assim, a boa novidade é que ele vai poder comer o que gosta.
Livraria da Folha - Existe alguma restrição? Alguém não pode segui-la?
dr. Guilherme - Pessoas que tem outros problemas além do excesso de peso como Diabetes, excesso de gorduras no sangue como o Colesterol, Hipertensão Arterial, doenças renais ou do fígado tem que procurar o seu médico de confiança para iniciar qualquer programa de emagrecimento.
Livraria da Folha - Quais as dicas para a hora de montar o próprio cardápio?
dr. Guilherme - Escolha sempre aquilo que você gosta de comer, de preferência os que custam menos (as notas podem ser comparadas a dinheiro), procure variar sempre o cardápio para não ficar cansativo, ou passe nas boas livrarias e compre o livro "Cardápios Nota 10"que você vai encontrar excelentes dicas.
Livraria da Folha - Qual o segredo para manter uma dieta?
dr. Guilherme - O segredo é manter sempre disciplina, força de vontade e paciência para esperar o bom resultado no tempo certo.
Livraria da Folha - E para nunca mais engordar?
dr. Guilherme - Para nunca mais engordar é preciso reconhecer a diferença entre fome e gula, aprender a dizer não para a segunda, começar um bom programa de atividades físicas, comer pouco, mas de tudo e aproveitar tudo de bom que a vida tem para oferecer quando se é magro e saudável.


Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário