quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ministério lança cartilha sobre uso racional de remédios

Nota: Muito interessante esta iniciativa, mesmo sabendo que em tese, todo profissional de saúde deve ter responsabilidade com os produtos que prescrevem ou manuseiam, mas esclarecer dúvidas é uma virtude, erro é insistir no que não tem segurança.


Documento orienta médicos sobre cuidados com prescrição, contraindicações e efeitos colaterais dos medicamentos mais consumidos no País

O Ministério da Saúde lançou na última terça-feira (14) a segunda edição do manual para o uso racional de 343 medicamentos, que estão entre os mais consumidos em todo o país. Todos estão disponíveis na rede pública, como antibióticos, anti-inflamatórios e remédios contra hipertensão e diabetes.

O Formulário Terapêutico Nacional 2010 orienta médicos e outros profissionais sobre cuidados com prescrição, contraindicações e efeitos colaterais. Os remédios integram a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), atualizada a cada dois anos. A última versão foi publicada em maio deste ano.

De acordo com o ministério, 60 mil exemplares do manual serão distribuídos às equipes de programas governamentais de saúde e do Farmácia Popular, secretarias de estados e municípios, entidades representativas das áreas médica e farmacêutica e faculdades de farmácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário