sábado, 2 de agosto de 2014

CONHECENDO SUPLEMENTOS ALIMENTARES (8) – BCAA (BRANCHED CHAIN AMINO ACIDS)



Como o próprio nome já diz, o BCAA é um aminoácido ramificado, formado por três aminoácidos que não são produzidos por nosso organismo: L-leucina, L-valina e L-isoleucina.
São necessários cerca de 20 aminoácidos para a construção muscular em nosso organismo, bem como para manutenção e funções vitais, porém, só produzimos cerca de metade dessa quantia. O restante é obtido através de alimentação ou suplementação (BCAA).
O BCAA tem como principal função recuperar lesões musculares, causadas durante um treino de musculação. Quando fazemos exercícios com pesos ou barras, por exemplo, nosso corpo fica em estado catabólico, precisando de nutrientes para nutri-los. Se não encontrado, ele passa a retirar esses aminoácidos dos músculos para repor a energia perdida. Resultado: perda de massa muscular.
Além disso, eles também elevam a produção da insulina em nosso organismo, fazendo com que o corpo tenha uma boa absorção de nutrientes e aminoácidos, dando energia aos nossos treinos e também atuando como matéria-prima para construção dos músculos.
O BCAA deve ser usado antes, durante e após os treinos e muitas vezes em atletas de treino em 2 turnos ou muito longos. É possível se tomar o bcaa durante o dia todo, 10-12 gr por dia distribuídos nas refeições, garantindo assim níveis plasmáticos no decorrer de todo o dia.
Outro grande benefício do uso da glutamina, no atleta, é o aumenta a capacidade antioxidante, melhora sensibilidade a insulina, tem atividade importante na resposta imune, prevenindo doenças infecciosas em atletas, é muito usada com este foco, mas também é muito usada com o foco de aumentar a nível de BCAA.
A glutamina é produzida no nosso corpo via transaminação do ceto-glutarato, quem faz esta reação é o BCAA. Imagine então um corpo onde você já suplementa glutamina, o BCAA é poupado, e realmente, suplemento de glutamina aumenta os níveis plasmáticos de BCAA, neste caso, a glutamina é um produto sinérgico ao BCAA. Em todos os efeitos, principalmente fadiga central.
Raciocinando, o uso de glutamina pode diminuir fadiga central por aumento de BCAA no plasma e diminuição de serotonina no SNC.

*Este texto tem caráter apenas informativo e não substitui uma consulta médica. Procure sempre orientação profissional.

Fonte/Créditos: http://rspress.com.br/health4life/bcaa-branched-chain-amino-acids/ (CRM 68874) Dr. Mohamad Barakat, formado pela FMABC-UNIFESP/EPM, Pós-Graduado em Endocrinologia e Metabologia pela IPEMED.


Obs: Dados sobre marca exposta no início do post.
Apresentação: Potes de 120 e 240 cápsulas






Informação nutricional
Porção de 4 cápsulas (2400mg)
Quantidade por porção%V.D. (*)
Valor energético12kcal= 50KJ1%
Proteínas3g4%
L-valina912mg**
L-leucina840mg**
L-isoleucina600mg**
Vitamina B61,3mg100%
Não contém quantidades significativas de carboidratos, gorduras trans, sódio e fibra alimentar.
*% Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000Kcal ou 8400KJ. Seus valores diários de referência podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
** valores diários não estabelecidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário