sábado, 16 de agosto de 2014

A saúde da pele depende do seu PH, consulte seu Dermatologista.

Nota de C&T:
A pele serve de proteção para o corpo humano: suas estruturas protegem o corpo das agressões do meio ambiente, como bactérias e fungos, condições climáticas, poluição e substâncias químicas, entre outras.
É importante que o PH da pele seja mantido nas condições ideais e diante de tantos fatores que podem desequilibrar as condições naturais é possível serem feitas as devidas correções utilizando produtos corretos que garantam o PH ideal para sua pele.
Diversos produtos são disponibilizados, porém não são todos que oferecem o PH ideal que situa-se entre 5.5 a 6.0.
Recomenda-se que esta tarefa de escolher produtos dermacêuticos ideal para cada tipo de pele seja uma tarefa para um especialista, neste caso o médico dermatologista.







O que é o ph?

Ph é o potencial hidrogênionico de uma solução. Na prática,podemos resumir da seguinte forma,o ph é a medida da acidez ou alcalinidade de uma solução. Ele é medido com um phmetro ou com as fitas de ph. As fitas indicadoras ou fitas de ph, mostram com boa exatidão, por mudança de cor o grau de acidez ou alcalinidade da solução analisada.
O ponto fundamental para o acerto do ph é ter a solução a ser corrigida homogênea pois isto é fundamental para uma medida correta dos resultados. Todos os componentes de uma solução demoram algum tempo para reagir e se solubilizar na solução,portanto, é preciso deixá-la homogênea para que o ph não mude horas depois de feita a medida.

Como saber se o ph está correto?

Na maioria das vezes a formulação indica a necessidade ou não de corrigir o ph.
O ph da pele e dos cabelos é levemente ácido, em torno de 5.5 a 6.0, sendo assim, o ideal para produtos para esta finalidade é ter o ph entre 5.5 a 6.0 ou 7.0 que é o ponto neutro.
Preste atenção que shampoos e outros produtos que tenham lauril ou tensoativos aniônicos, tendem a perder a viscosidade em faixas de ph ácido. A solução nestes casos é usar um espessante que não seja cloreto de sódio ou deixar o ph da solução neutro.
As cutículas do cabelo é que dão brilho ao fio quando estão fechadas, quando abertas, os cabelos ficam sem brilho e embaraçados pois elas abertas se entrelaçam. A água fria e o ph ácido fecham as cutículas devolvendo o brilho e a maciez dos cabelos.
Os produtos em cujo rótulo está escrito ph fisiológico, são produtos cujo ph está entre 5.5 e 6.0.

Como acertar o ph de uma solução para cima ou para baixo

A primeira coisa a se fazer é deixar a solução completamente homogênea, misturando bem os componentes.
Depois, corta-se um pedaço de fita indicadora e mergulha-se na solução até que ela mude de cor. Compare a sua cor com a tabela de cores indicativas de ph que está na embalagem do produto. A cor mais próxima da embalagem indica o valor do ph da solução.
O próximo passo é pegar um conta-gotas e colocar algumas gotas da solução com o ph desejado (ácido ou básico). Em seguida, homogenize a sua solução e veja o novo valor do ph da mesma.
Repita esta operação quantas vezes for necessário até chegar ao ph desejado.

Acidificando a solução:

Para tornar uma solução ácida,o padrão utilizado é usar uma solução de ácido cítrico a 30%. O ácido cítrico um ácido fraco e presente em muitos produtos naturais (frutas e outros). É um ácido seguro e fácil de manipular.
O método para acidificar é o que encontra-se acima no texto.

Solução de Ácido Cítrico 30%

Ácido Cítrico 30 gramas
Água Deionizada 70 mls
Dissolver o ácido na água, mexendo sempre até ficar completamente dissolvido.
Guardar a solução em frasco bem vedado para não evaporar.

Deixando a solução Alcalina (básica)

Para tornar uma solução ácida,o padrão utilizado é usar uma solução trietanolamina ou Hidróxido de sódio. A trieta como é conhecida é padrão para alcalinizar as soluções e normalmente é encontrada com o rótulo de neutralizante.
A trietanolamina já vem pronta, não requer nenhum tipo de preparo.

Fonte: http://blog.sabaoeglicerina.com.br/2013/01/correcao-de-ph-acido-citrico-trietanolamina.html

Este material foi republicado na íntegra conforme publicado em: http://pesquisouencontrou.blogspot.com.br/2014/06/correcao-de-ph-acido-citrico.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário