quarta-feira, 30 de abril de 2014

Pfizer em Londres para fechar mega-negócio com AstraZeneca

30/04/2014 - 15:15
O presidente executivo da norte-americana Pfizer, Ian Read, juntamente com todos os membros do board, viajou ontem até Londres num claro reforço das suas intenções em adquirirem a AstraZeneca. O "roadshow" dos mais altos quadros da Pfizer tem como finalidade convencerem os membros do governo britânico e os investidores da empresa britânica a apoiarem a maior aquisição estrangeira de uma empresa no Reino Unido, avança o Diário Económico.



A Pfizer terá oferecido 60 mil milhões de libras (cerca de 73 mil milhões de euros) pela AstraZeneca, mas este negócio acarreta, segundo vários ministros britânicos, algumas ameaças, não só porque a indústria farmacêutica é vista como fulcral no apoio ao crescimento económico equilibrado de longo prazo no país, mas também porque a empresa emprega sete mil pessoas.

O aparente cepticismo de alguns governantes britânicos prende-se também com o facto da Pfizer ter, em 2011, cortado mais de 1.500 empregos na fábrica que detém em Sandwich. As autoridades britânicas insistem que o negócio a concretizar-se deve preservar postos de trabalho e reforçar o trabalho de pesquisa no Reino Unido, mas o presidente da empresa norte-americana recusou-se a estabelecer quaisquer compromissos sem antes ter o compromisso de AstraZeneca em aceitar conversar.

Depois de alguns dias de rumores, a Pfizer confirmou na passada segunda-feira estar interessada em adquirir a rival britânica, negócio que a concretizar-se seria o maior de sempre do sector farmacêutico. Numa declaração oficial da Pfizer admitiu que deu conta do seu interesse pela AstraZeneca em Janeiro, mas a empresa britânica recusou avançar com as negociações. Ter-se-ão registado, entretanto várias reuniões sem resultados concretos. No dia 26 de Abril a Pfizer terá voltado a abordar a AstraZeneca que ao que tudo indica, mais uma vez declinou a proposta. A farmacêutica britânica terá considerado a oferta "muito subvalorizada" e terá até avançado que não haveria nenhuma negociação caso a oferta não fosse consideravelmente melhorada.

Sector em consolidação

A proposta de aquisição da Pfizer surge numa altura em que as fusões e aquisições na Europa parecem estar a regressar em força. No sector farmacêutico, a operação mais recente juntou a Novartis à GlaxoSmithKline na área dos medicamentos oncológicos. A operação foi avaliada em 16 mil milhões de dólares, cerca de 11,6 mil milhões de euros. Mas o acordo entre a Novartis e a GlaxoSmithkline não se esgota aqui, uma vez que inclui ainda a compra por parte da Glaxo do negócio das vacinas da Novartis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário