domingo, 20 de abril de 2014

Empresas da área da saúde apostam em abordagens tecnológicas inovadoras para reduzir custos

17/04/2014 - 14:33
De acordo com o relatório divulgado esta quinta-feira pelo IMS Institute for Healthcare Informatics, as empresas de ciências da vida estão a adoptar novas abordagens tecnológicas de forma a comercializar os seus produtos e reduzir custos operacionais. A actual evolução tecnológica em ciências biológicas – incluindo aplicações baseadas em clouds de armazenamento e aplicações inteligentes em sistemas de integração analíticos – tem o potencial de conduzir a uma mudança transformacional nos próximos três anos, no que diz respeito à eficiência dos sistemas de saúde e dos tratamentos. A disponibilidade e a adopção de ferramentas e serviços específicos de cuidados de saúde são essenciais para acelerar esta oportunidade e obter maior lucro através de novas fontes de informação em saúde para optimizar os resultados nos doentes.


O estudo - Riding the Information Technology Wave in Life Sciences: Priorities, Pitfalls and Promise – revela que estas organizações estão a mudar radicalmente a sua abordagem tecnológica de modo a alinhar as actividades interfuncionais, optimizar as organizações e melhorar a eficácia e a agilidade das equipas comerciais. Além disso, estão a ser direccionados novos investimentos para um maior envolvimento com os doentes.

O relatório é resultado de um inquérito feito pela IMS Health a decisores de áreas de TI, vendas, operações e gestão de 70 empresas de ciências da vida, que foram questionados sobre o uso actual e planeado de soluções tecnológicas. No geral, os inquiridos esperam uma contínua redução de custos por toda a indústria, sendo que 40% apontam para cortes de mais de 10% nas suas organizações, durante os próximos três anos. Por outro lado, 74% dos participantes deste inquérito pretendem obter mais lucro através da afluência de informações de saúde, incluindo registos médicos electrónicos (ERM) e outros dados reais. Como prioridade, mais de 70% dos inquiridos referiram a necessidade de aplicar novos investimentos em diversas áreas, como a gestão da relação com o cliente, meios de comunicação social ou soluções integradas de marketing multicanal.

“Entenderem os benefícios das novas tecnologias será uma prioridade para todas as instituições científicas, visto que as abordagens comerciais alteram-se consoante as exigências dos clientes e a necessidade crescente de eficiência”, afirma Murray Aitken, director executivo do IMS Institute. “As aplicações específicas para os cuidados de saúde, baseadas em cloud, integradas, seguras e analiticamente poderosas, irão trazer uma vantagem substancial para estas organizações e consequentemente para os doentes e o sistema de saúde em geral.

As ideias principais do relatório incluem o seguinte:

• As maiores companhias farmacêuticas a nível mundial terão de reduzir os custos operacionais em 36 mil milhões de dólares, anualmente, até 2017, de forma a manter as margens operacionais e os níveis actuais de actividades de I&D. A pressão relacionada com as margens operacionais deverá aumentar assim que as companhias enfrentarem um aumento de custos, ao mesmo tempo que os preços dos medicamentos estão a ser reduzidos. Com a taxa de inflação de custos de I&D nos 5% anuais, as organizações necessitam de reduzir outros custos para manter as margens. Apesar dos cortes variarem entre as companhias, é provável que se comece pelos custos nas vendas, em marketing e em administração, que perfazem aproximadamente 30% das vendas online. 87% das pessoas que responderam ao inquérito afirmam que as suas organizações comerciais estão a ser optimizadas através de várias abordagens, incluindo insourcing e outsourcing selectivo, transporte de recursos e implementação de soluções tecnológicas anteriormente não disponíveis.

• As empresas vêem a interoperabilidade dos sistemas tecnológicos como uma necessidade crítica e urgente. Como as aplicações e os sistemas tecnológicos dentro da área da biologia multiplicaram durante a última década, muitas vezes mantêm-se ineficientes. De acordo com 85% dos entrevistados, os sistemas integrados como uma necessidade para a optimização das organizações, são cada vez mais vistos como um meio para melhorar a velocidade do fluxo de informação, eliminar diferentes interpretações de dados entre os departamentos, reduzir os custos de fornecedores a gerir manuais de dados. As companhias procuram estas abordagens pré-definidas e baseadas em cloud como um meio para atingir um sistema de eficiência empresarial.

• As empresas estão a enviar o seu armazenamento de dados primários para a cloud e a investir em vendas e em marketing. Devido à sensibilidade dos dados relativos a cuidados de saúde, o processo de adopção desta tecnologia pelas instituições de saúde está a ser lento, comparativamente com outras indústrias. As organizações estão a reunir esforços para que os fornecedores acelerem o progresso do estabelecimento e manutenção de ambientes seguros para a recolha e armazenamento de informações de saúde. 70% dos participantes expressaram a necessidade de utilizar aplicações em cloud.

• A tecnologia permite que a indústria da saúde obtenha mais lucro através de Big Data. Uma grande quantidade de dados de doentes anónimos está disponível para análise em países com Sistema Nacional de Saúde; noutros países, a recolha de registos médicos (EMR), reclamações e outros dados, será essencial para a criação de grupos de doentes representativos da população. Nos E.U.A, alguns sistemas hospitalares estão a colaborar com a recolha de dados para análise com o objectivo de redefinir o tratamento de algoritmos para alcançar o melhor resultado possível para o paciente. A capacidade das instituições de saúde beneficiarem destas fontes de dados é actualmente limitada devido à falta de formatos consistentes e padrões de privacidade entre os fornecedores de serviços em cloud. Está a ser obtido um progresso para facilitar o acesso a armazéns partilhados na nuvem que podem ser usados por múltiplos stakeholders para assim examinar o peso da doença e o valor dos medicamentos.

• Os sistemas analíticos criados para interpretar e criar insights não acompanharam o ritmo da quantidade crescente e abundante de dados gerados ou acedidos por empresas de ciências. À medida que a competição entre instituições biológicas aumenta e um conjunto de novos medicamentos é dirigido a populações de doentes-alvo relativamente pequenas, os sistemas analíticos são essenciais para ajudar a trazer medicamentos mais adequados a esses doentes e seus médicos. A implementação destes sistemas acelera o processo de melhoria dos resultados de saúde, ao mesmo tempo que traz mais eficiência para todo o sistema de saúde. Contudo, analisar um grande conjunto de dados observacionais, requer experiência clínica que é muitas vezes altamente especializada. As aplicações em cloud, que traduzem doenças complexas em descrições pré-definidas, permitem aos não-especialistas uma análise mais profunda.

• Novas aplicações para telemóveis, tanto para doentes como médicos, são vistas como cada vez mais importantes para fortalecer o compromisso com os cuidados de saúde. Assim como as companhias científicas concentram-se em meios inovadores para adicionar valor e serviços aos seus clientes, as aplicações de telemóvel são susceptíveis de desempenhar um importante papel no que diz respeito a manter os doentes mais interessados na sua própria saúde, facilitando a comunicação entre doentes e profissionais de saúde e a entrega de informação útil e direccionada aos médicos e às entidades pagadoras. Aproximadamente 60% dos inquiridos classificou as aplicações para doentes como extremamente ou muito importantes para enfrentar os desafios comerciais, enquanto 69% atribuíram a mesma importância a investimentos em aplicações médicas.

Actualmente, as aplicações para os médicos e outros profissionais de saúde, podem oferecer ajuda no diagnóstico de medicamentos e treino para ajudar nas tomadas de decisão, assim como uma calculadora de doses e acesso baseado na internet para informação sobre medicamentos específicos.

A versão completa do relatório, incluindo uma descrição completa da metodologia, está disponível em www.theimsinstitute.org. Está também disponível como app no iTunes em https://itunes.apple.com/app/ims-institute/id625347542. Este Estudo foi produzido de forma independente, como um serviço público, sem financiamento da indústria ou de entidades governamentais.


Sobre o IMS Institute for Healthcare Informatics
O IMS Institute for Healthcare Informatics fornece aos decisores das políticas fundamentais no sector global da saúde, insights únicos e transformacionais relacionados com cuidados de saúde, derivados da análise de informação. É uma entidade de investigação de âmbito global que colabora com profissionais externos da área da saúde e com o sector público e privado para aplicarem objectivamente as informações globais disponibilizadas pela IMS Health.


Mais informação sobre o Instituto IMS pode ser encontrada em: http://www.theimsinstitute.org


Sobre a IMS Health
A IMS Health é uma empresa de Consultoria Internacional em marketing farmacêutico, líder mundial no fornecimento de soluções de informação para a indústria farmacêutica e de saúde, com um portefólio de serviços de business intelligence e consulting solutions. Estão presentes em mais de 100 países e têm mais de 7.700 colaboradores a nível mundial. http://www.imshealth.com

Fonte: comunicado de imprensa







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário