terça-feira, 15 de abril de 2014

GlaxoSmithKline investigada por suborno na Polónia

15/04/2014
A farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK) enfrenta uma investigação criminal na Polónia por alegados subornos a médicos para promoção do Seretide® (também conhecido como Advair®), um medicamento para a asma, avançou esta segunda-feira o programa Panorama da BBC, citado pelo Jornal de Negócios.



Em declarações à BBC, o antigo representante de vendas na região polaca de Lodz, Jarek Wisniewski, falou numa “forma camuflada de suborno” e revelou que “em troca de ganhos financeiros, os médicos favoreciam os produtos propostos pela companhia farmacêutica”.

Até ao momento, as entidades polacas já acusaram onze médicos e um gestor da GSK por alegada corrupção entre 2010 e 2012, período em que decorreu um programa da empresa com vista a melhorar o diagnóstico e acção médica em doenças respiratórias.

A GSK mostra-se disposta a colaborar com as investigações em curso, tendo em conta as metas de maior transparência anunciadas em Dezembro do ano passado, após a farmacêutica ter sido acusada de corrupção pelas autoridades chinesas.

“A investigação encontrou evidências de comunicação inadequada, em violação da sua política por um único funcionário. O funcionário em questão foi repreendido e alvo de processo disciplinar”, informou à BBC.

Um dos médicos envolvidos já assumiu a culpa, tendo sido multado e condenado a pena suspensa.


Notícias relacionadas




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário