terça-feira, 22 de abril de 2014

Novartis compra unidade de medicamentos oncológicos da GlaxoSmithKline

22/04/2014 - 08:26

A Novartis anunciou esta terça-feira que chegou a acordo para comprar o negócio de medicamentos contra o cancro à GlaxoSmithKline (GSK), por 16 mil milhões de dólares. Em simultâneo, a Novartis vai constituir uma parceria com a GSK para a área da saúde ao consumidor. O grupo farmacêutico vai ainda alienar a unidade de saúde animal à Eli Lilly por 5,4 mil milhões de dólares e o negócio de vacinas, excluindo as da gripe, à GSK por 7,1 mil milhões, avança o Diário Económico.

Estas operações inserem-se num plano de reestruturação revelado já no ano passado pelo presidente executivo da Novartis, Joe Jimenez, que analisou os negócios do grupo com menor dimensão com vista à sua alienação.


A parceria da Novartis e da GSK para a área da saúde ao consumidor deverá gerar receitas de 10,9 mil milhões de dólares, estima a GSK, que vai controlar a empresa com uma participação de 63,5%. Esta joint-venture irá comercializar marcas como o Excedrin®, analgésico da Novartis, ou o dentífrico Sensodyne® da GSK.

A GSK vai incorporar no seu portefólio vacinas como a Bexsero® para a meningite e a Cervarix® para o papilomavírus.

"As oportunidades para a construção de escala e que combinam activos de alta qualidade nas vacinas e cuidados de saúde ao consumidor são escassos", disse o presidente executivo da GSK, Andrew Witty, em comunicado. "Com esta transacção, vamos reforçar substancialmente dois dos nossos principais negócios e criar novas opções importantes para aumentar o valor para os accionistas".

A GSK estima que a transacção esteja concluída durante o primeiro semestre de 2015, sendo que está ainda sujeita a aprovações regulatórias.

Por sua vez, a Lilly adiantou que a aquisição da operação de saúde animal à Novartis cria a segunda maior empresa de saúde animal do mundo.


Notícias relacionadas





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário