quarta-feira, 23 de abril de 2014

Pfizer e AstraZeneca devem fechar negócio sozinhas ou juntas

23/04/2014
Grandes fusões ou aquisições fazem sentido para Pfizer e AstraZeneca, mesmo se não forem entre elas, avança a agência Bloomberg, citada pelo EXAME.com.
 
Embora as negociações entre a Pfizer, maior fabricante de medicamentos do mundo, e a AstraZeneca, avaliada em 87 mil milhões de dólares, tenham fracassado, o Citigroup Inc. entende que a Pfizer fará uma nova proposta pela companhia ou que a AstraZeneca poderá optar por uma fusão com outra farmacêutica, como a Amgen, como táctica de defesa.

O plano B da Pfizer pode ser adquirir a Shire, com sede em Dublin, disse a Albert Fried Co.

Ambas as empresas enfrentarão dificuldades para crescer nos próximos anos. A Pfizer precisa de novos produtos para substituir medicamentos que perderam proteção de patente e os promissores tratamentos da AstraZeneca contra o cancro ainda precisam de anos para chegar ao mercado.

Rivais menores estão à procura de activos no setor e a construir a sua presença, ao mesmo tempo em que as aquisições no sector farmacêutico atingiram a maior alta em cinco anos, lideradas pela oferta de 21 mil milhões de dólares da Actavis pela Forest Laboratories, segundo dados compilados pela Bloomberg.

“Todos estão a disputar esses activos”, disse Sachin Shah, estrategista de arbitragem de situações especiais e fusões da Albert Fried em Nova Iorque, em entrevista por telefone.

“Quando temos essas grandes transações uma atrás da outra, surge a pergunta: o que os grandes do sector farmacêutico pensam sobre isso? Neste momento, a Pfizer provavelmente está a chegar à conclusão de que precisa ter uma mentalidade de ‘compra’”.

Conversas informais

A Pfizer, com sede em Nova Iorque, manteve conversas informais, agora descontinuadas, com a AstraZeneca a respeito da compra da empresa com sede em Londres, disseram nesta semana à Bloomberg News duas fontes familiarizadas com o assunto, que pediram para não serem identificadas. Uma delas disse que as negociações ocorreram há muitos meses e que não há planos de retomá-las.

“Esse negócio pode fazer muito sentido para a Pfizer”, escreveu Alex Arfaei, analista da BMO em Nova Iorque, num relatório. “Primeiro, o acordo melhoraria de forma significativa a linha de produção da Pfizer, particularmente em imuno-oncologia. Segundo, obviamente haveria sinergias operacionais significativas”.

Opções da AstraZeneca

A AstraZeneca pode procurar uma fusão de empresas semelhantes como uma estratégia de defesa contra a Pfizer ou outros pretendentes potenciais, disse Andrew Baum, analista do Citigroup em Londres, notando que a Amgen, com um valor de mercado de 89 mil milhões de dólares, e a AbbVie, a 79 mil milhões de dólares, têm programas de tratamento do cancro.

David Caouette, porta-voz da Amgen, que tem sede em Thousand Oaks, Califórnia, preferiu não comentar se a empresa foi abordada pela AstraZeneca ou se está à venda. Um representante da AbbVie, que tem sede em North Chicago, Illinois, não respondeu a pedidos por comentários.

A Bristol-Myers Squibb seria o alvo ideal da Pfizer em qualquer caso, disse John Boris, analista do SunTrust Banks Inc., que tem sede em Atlanta.

A Bristol-Myers, cujo valor de mercado, de 83 mil milhões de dólares, está na mesma faixa da AstraZeneca, “tem a vantagem de ser a primeira” em imunoterapias para tratamento de cancro, disse Boris, em entrevista por telefone. “Argumentaríamos que teria muito mais sentido empregar 100 mil milhões de dólares na Bristol-Myers”.

Outras fusões são iminentes. A Valeant Pharmaceuticals International e a Pershing Square Capital Management estão a unir-se para tentar comprar a Allergan, empresa avaliada em 46 mil milhões de dólares. A oferta pela fabricante do Botox, produto usado em tratamentos antirrugas, abrange dinheiro e ações, segundo um documento regulatório.

O CEO da Valeant, Mike Pearson, disse que a sua meta é que a empresa garanta um lugar entre as cinco maiores fabricantes de medicamentos do mundo até ao final de 2016, o que significa que a compradora serial precisa de aumentar o seu valor de mercado para mais de 150 mil milhões de dólares.

“Temos a Valeant a dizer ‘estou a ir atrás de vocês’”, disse Shah. Agora, se a Pfizer e a AstraZeneca fizerem negócios, “isso acordará todo o mundo na indústria”.

Fonte: Bloomberg/EXAME.com
Notícias relacionadas

  • Pfizer e AstraZeneca em negociações para uma fusão
  • Pfizer estudou comprar a AstraZeneca
  • Pfizer oferece 100 mil milhões de dólares pela AstraZeneca

Nenhum comentário:

Postar um comentário