terça-feira, 22 de abril de 2014

Pfizer e AstraZeneca em negociações para uma fusão

22/04/2014 - 08:15
A Pfizer, a maior companhia farmacêutica a nível mundial, manteve conversações informais com vista à aquisição da AstraZeneca, fabricante especializada em medicamentos para asma e coração. A informação foi revelada pelo jornal londrino “Sunday Times”, que fala numa operação na ordem dos 100 mil milhões de dólares (72 mil milhões de euros), avança o Jornal de Negócios.



Para já, e de acordo com as fontes consultadas pela publicação, as negociações estão suspensas e não há planos para retomarem. Contudo, caso estas recomeçassem, a operação de compra apresentar-se-ia como a maior de sempre no ramo farmacêutico.

As duas empresas recusaram-se a comentar o assunto. Apesar de não excluírem um eventual regresso às negociações, os analistas acreditam que dúvidas quanto à rentabilidade do negócio para a Pfizer poderão ter estado na origem da suspensão das conversações.

Ainda assim, a compra da AstraZeneca permitiria à Pfizer mudar o seu domicílio fiscal para o Reino Unido, um movimento que tem permitido a outras farmacêuticas nos Estados Unidos da América reduzir a sua factura fiscal, explica a Bloomberg.

Entretanto, como destaca o “The Guardian”, as especulações sobre esta negociação já levantaram preocupações quanto à segurança dos postos de trabalho no sector farmacêutico.

Nos últimos três anos, a Pfizer tem reorganizado os seus negócios, com uma reformulação quanto às prioridades dos seus projectos de investigação. O impacto nas acções da empresa fez-se sentir, com ganhos de 35% nos últimos dois anos.

De acordo com dados compilados pela Bloomberg, a Pfizer tem estado no topo de mega-fusões no sector farmacêutico, sendo a actual recordista com a aquisição da Warner-Lambert Co em 2000 por 87 mil milhões de dólares (63 mil milhões de euros). O acordo com a AstraZeneca levaria a maior farmacêutica mundial a reforçar a sua presença em outras áreas, numa fase em que ambas querem dinamizar os seus negócios devido ao fim dos prazos de patente de alguns dos seus medicamentos mais vendidos.


Notícias relacionadas



 
Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/industria-farmaceutica/22-04-14/pfizer-e-astrazeneca-em-negociacoes-para-uma-fusao

Nenhum comentário:

Postar um comentário