segunda-feira, 5 de maio de 2014

AstraZeneca rejeita oferta de compra da Pfizer

05/05/2014 - 09:02
A farmacêutica britânica AstraZeneca não demorou muito a rejeitar a proposta de compra da Pfizer, que valorizaria a empresa em 79 mil milhões de euro, avança o jornal Público.



Depois de a multinacional americana criadora do Viagra® ter comunicado na passada sexta-feira que tinha feito uma nova proposta – após outras duas tentativas falhadas de negociação –, a AstraZeneca anunciou logo ao final da manhã que não hesitou em rejeitar a oferta.

A AstraZeneca considerou que a proposta “desvalorizava substancialmente” a empresa, apontando, entre outros factores, a dimensão da parcela do pagamento que seria feita em acções.

A Pfizer tinha proposto à AstraZeneca um pagamento combinado em dinheiro (32%) e acções (68%) que, à cotação da passada quinta-feira da multinacional americana totalizaria 50 libras por cada acção da farmacêutica britânica, num negócio que seria o maior da história do sector farmacêutico. A oferta representaria, segundo a Pfizer, um prémio para os accionistas de 32% sobre a cotação de 17 de Abril, "sendo esta a data anterior à especulação do mercado sobre uma possível oferta".

A AstraZeneca, com sede em Londres, resulta da fusão entre uma farmacêutica britânica e outra sueca e é uma das maiores do mundo, com cerca de 51 mil funcionários e receitas próximas dos 19 mil milhões de euros em 2013 — metade do volume de negócios da Pfizer, que emprega 90 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário