segunda-feira, 19 de maio de 2014

Caso da GlaxoSmithKline é "alerta" a todas as empresas estrangeiras na China

19/05/2014 - 08:13
Acusações de corrupção contra executivos da GlaxoSmithKline (GSK) na China são um alerta para outras empresas estrangeiras e podem causar danos irreparáveis às operações chinesas da fabricante britânica de medicamentos, disse a agência de notícias oficial Xinhua na passada sexta-feira, avança a agência Reuters.


A polícia chinesa fez uma acusação de corrupção contra o ex-chefe da GSK para a China, o britânico Mark Reilly, e dois outros colegas na passada quarta-feira, depois de uma investigação de 10 meses ter determinado que a empresa lucrou biliões de iuanes subornando médicos e hospitais.

A saúde é uma área altamente sensível na China e tornou-se um ponto crucial no ataque do presidente Xi Jinping contra a corrupção corporativa, com diversas fabricantes globais e chinesas de medicamentos a serem levados ao centro das atenções por corrupção.

"As práticas da GSK corroeram a sua integridade corporativa e podem causar danos irreparáveis à companhia na China e noutros lugares. O caso é um alerta para outras multinacionais na China de que a ética importa", disse a num editorial escrito em língua inglesa.

Os comentários da Xinhua são vistos de modo geral como um reflexo do pensamento do governo chinês.

Representantes da GSK na China não responderam de imediato a pedidos de comentários.

A maior fabricante britânica de medicamentos não foi acusada até ao momento de qualquer crime, apesar de os advogados dizerem que, ao acusar Reilly, que era o representante legal da GSK no país, as autoridades estavam a deixar uma porta aberta para uma acusação contra a companhia.

Quaisquer acusações de suborno contra a GSK podem significar o cancelamento das suas licenças empresariais, incapacitando as suas operações num importante mercado em crescimento para gigantes farmacêuticas ocidentais.


Notícias relacionadas




Nenhum comentário:

Postar um comentário