domingo, 25 de maio de 2014

GlaxoSmithKline acusada de não pagar impostos na China

22/05/2014 - 07:38

A GlaxoSmithKline (GSK) terá por pagar mais de 100 milhões de yuan (16 milhões de dólares) em impostos na China entre 2005 e 2008, segundo o jornal estatal chinês “The Legal Daily”, citado pelo site FirstWord Pharma.

O jornal chinês alega que, através da importação do tratamento Epivir, para o VIH e hepatite, e através de brechas fiscais, a companhia conseguiu fugir a "mais de 100 milhões de yuan em impostos de renda e de importação sobre valor agregado".


O relatório refere que a GSK escapou aos impostos doando fornecimentos do medicamento importado para apoiar o seu tratamento, acrescentando que a farmacêutica pode ter doado um fármaco menos dispendioso que foi produzido numa unidade doméstica. "O mais grave é que, através dessa acção de caridade falsa, [a GSK] impediu o governo chinês de produzir os seus próprios medicamentos para tratar o VIH/sida, para que pudesse ter um monopólio sobre o mercado dos tratamentos para a hepatite", acusa o documento.

Segundo fontes legais, bem como uma fonte com conhecimento directo da investigação que está a ser feita à GSK na China, as autoridades chinesas podem considerar a apresentação de acusações contra a empresa.

A GSK não prestou quaisquer declarações sobre o assunto.


Notícias relacionadas




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário