quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Outra morte suspeita por remédio manipulado é investigada em MG

Idosa, que morreu 1 dia após tomar duas cápsulas, pode ser a 9ª vítima
SÃO PAULO - Já chega a nove o número de mortes suspeitas de terem sido causadas por um remédio para verminose, manipulado em uma farmácia na cidade de Teófilo Otoni, em Minas Gerais. A última morte registrada é a de uma mulher de 81 anos, que ingeriu duas cápsulas do Secnidazol 500mg, feitas pela farmácia Fórmula Pharma. Os casos são investigados pela Polícia Civil e pela Secretaria Estadual de Saúde. Também são procuradas 70 cápsulas adulteradas do remédio, que podem ter sido entregues em farmácias da região ou vendidas diretamente a pacientes.

A família da idosa procurou a polícia para contar que no dia 22 de novembro ela ingeriu o remédio e morreu no dia seguinte. Outros dois comprimidos foram entregues pela família para serem analisados. Outra drogaria da rede foi interditada por suspeita manipular medicamentos de forma irregular. Nesta semana, uma fisclização mais rigorosa começou a ser feita nas farmácias de Teófilo Otoni.

A suspeita é de que o princípio ativo tenha sido trocado durante a fabricação por uma substância usada para controlar a pressão arterial, mas numa dosagem 40 vezes maior. A primeira morte suspeita ocorreu no dia 20 de novembro e a última, no domingo. Outras 11 pessoas podem ter usado o medicamento. Na inspeção à farmácia foi constatada, de acordo com relatórios emitidos pelo próprio estabelecimento, a manipulação de 180 cápsulas do medicamento no dia 14 de novembro.

O GLOBO não conseguiu localizar os representantes da Fórmula Pharma. Eles devem ser indiciados por homicídio culposo, segundo a polícia de Minas Gerais.

Nota de C&T: Este é um assunto já bastante citado neste e em muitos outros meios de comunicações. Infelizmente não temos seriedade quando tratamos do assunto medicamento no Brasil. Quantas Indústrias Farmacêuticas já estiveram envolvidas em casos semelhantes? Lembro apenas da Enila que teve um final esperado para quem comete crimes de tal natureza. O caso das farmácias de manipulação, sem querer focar a Fórmula Pharma, merece mais atenção das autoridades para que ficalizações e os rigores da lei sejam aplicados. Não precisa de novas leis, basta ter quem aplique as existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário