terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Maioria das próteses da PIP era produzida com silicone sem aprovação, diz representante

Maior parte dos implantes vendidos desde 1991 era fabricada sob estas condições, mas linha mais cara tinha produto aprovado.
 
TOULON, França - O advogado da empresa francesa no centro de uma crise de proporções mundiais sobre a qualidade de implantes mamários disse à agência Reuters nesta terça-feira que a maioria das próteses vendidas pela companhia desde 1991 foram produzidas com silicone sem aprovação.

Yves Haddad, que representa a Poly Implant Prothese (PIP), atualmente fechada, e seu fundador Jean-Claude Mas, afirmou que a empresa vendeu tanto as chamadas próteses “simples”, feitas com silicone não aprovado pelos órgãos reguladores, quanto um produto de ponta, produzido com material aprovado e que era destinado aos clientes mais ricos.

- Existe um produto feito pela PIP que não recebeu a aprovação formal (dos reguladores) e, neste sentido houve uma violação dos regulamentos - disse Haddad em entrevista à Reuters em seu escritório.

Ninguém foi responsabilizado neste caso, mas um tribunal de Marselha deve anunciar acusações de fraude no ano que vem, afirmaram fontes judiciais à Reuters. Uma investigação de homicídio culposo foi recentemente aberta após a morte em 2010 de uma mulher francesa por câncer. Ela tinha implantes PIP.

Em 2000, a FDA, agência reguladora de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, enviou uma carta de advertência ao fundador da PIP sobre implantes “adulterados” e produzidos de forma irregular. O problema tinha a ver com os implantes salinos da PIP, uma linha diferente dos implantes de silicone que as autoridades francesas mandaram retirar do mercado em 2010 devido ao uso de silicone industrial, em vez do médico, levando a empresa á falência.
Fonte: http://oglobo.globo.com/saude/maioria-das-proteses-da-pip-era-produzida-com-silicone-sem-aprovacao-diz-representante-3522097

Nenhum comentário:

Postar um comentário