quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Oito pessoas morrem após tomar remédio manipulado em Minas

Um casal está em estado grave. Polícia e Secretaria de Saúde investigam os casos
SÃO PAULO - A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e a Polícia Civil investigam oito mortes de pessoas que tomaram um remédio feito em uma farmácia de manipulação na cidade de Teófilo Otoni. Uma das vítimas, uma jovem de 22 anos, morreu na madrugada deste domingo e um casal está internado na UTI em um hospital da cidade. A primeira morte suspeita ocorreu no dia 26 de novembro. Outras 11 pessoas podem ter usado o medicamento.

Os pacientes ingeriram o medicamento Secnidazol 500mg, indicado para tratar verminoses, produzido pela farmácia de manipulação Fórmula Pharma. Na inspeção foi constatada, de acordo com relatórios emitidos pelo próprio estabelecimento, a manipulação de 180 cápsulas do medicamento no dia 14 de novembro. A investigação avalia também a possibilidade de contaminação cruzada por outro medicamento manipulado nessa mesma data. Outra suspeita é que na fórmula do Secnidazol 500mg tenha sido utilizado remédio para pressão alta.

Apesar da farmácia ter sido proibida pelas secretarias municipal e estadual de Saúde de manipular e vender medicamentos, técnicos da Saúde e policiais flagraram que a decisão não foi cumprida. Por este motivo, a farmácia foi interditada. O GLOBO não conseguiu localizar os representantes da Fórmula Pharma. As amostras do medicamento e das matérias-primas utilizadas na produção do Secnidazol vão passar por análises. A polícia ainda não ouviu os responsáveis pela farmácia.

O casal que está internado na UTI relatou ao Hospital Santa Rosália ter ingerido quatro cápsulas do Secnidazol manipulado pela Fórmula Pharma. Pouco tempo depois, os dois começaram a passar mal. Eles foram internados, mas o estado de saúde se agravou. Os sintomas de intoxicação são queda de pressão, redução nos batimentos cardíacos, dor no peito, sensação de desmaio e manchas roxas na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário